Necessidade da unidade ganhou força após tumulto no mutirão para emissão da Carteira de Identidade (Foto: Uai de João Monlevade, a primeira na região, inaugurada em junho de 2024)
01/05/2025 – A instalação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), do Governo do Estado de Minas Gerais, poderá se tornar realidade em Itabira. Essa é a perspectiva do presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho” (Solidariedade) anunciada durante a sessão ordinária dos vereadores desta terça-feira (29).
A UAI visa integrar serviços de diferentes órgãos em um mesmo espaço, proporcionando ao cidadão atendimento mais eficiente e acessível. Entre os serviços estão emissão de Carteira de Identidade e passaporte. A instalação está prevista para o segundo semestre.
A proposta de instalar uma unidade da UAI em Itabira já estava em discussão entre os vereadores e ganhou mais força ainda com a realização do mutirão para emissão da Carteira de Identidade, promovida pela Câmara em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais nos dias 18 e 19. Na ocasião, foram confeccionados 1.046 documentos. A quantidade feita nos dois dias, segundo Carlin Filho, normalmente é realizada em 30 dias.
“Vários vereadores já estão com a agenda na mão na Cidade Administrativa, para que a gente comece as tratativas para trazer a Unidade de Atendimento Integrado aqui no nosso município”, contou o vereador ao rebater críticas contra as condições em que foi realizado o mutirão.
Ele ressaltou que o posto do UAI vai dar eficiência ao serviço, tornando a emissão do documento muito mais dinâmica e ágil.
O vereador Luiz Carlos de Souza (MDB) disse que a reunião na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com o Governo Romeu Zema está agendado para o próximo dia 7, O vereador já tem promessa de antes da instalação do posto UAI em Itabira, o governo vai realizar o mutirão em Ipoema para atender a população da zona rural.
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) agregam serviços de órgãos municipais, estaduais e federais em um mesmo local. Na unidade, o cidadão conta com diversos serviços, como a emissão de documentos.
Uma vez instalado, além de Itabira, a unidade deverá atender também os moradores de cidades vizinhas, dentro de um raio de 70 quilômetros.