Valia paga cerca de R$ 20 milhões de superávit e alerta idosos contra golpes

O pagamento do benefício será no dia 29 deste mês e exige atenção e cuidado dos familiares dos aposentados

18/11/2023 – No mês em que os aposentados da Vale e pensionistas vão receber o superávit num valor cinco vezes maior do que o salário mensal recebido por eles normalmente, a Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia) adere à “Campanha de Prevenção e Combate à Violência Financeira contra Pessoas Idosas” promovida pelo Governo Federal e instituições financeiras ou de defesa do direito dos consumidores. O objetivo é informar e prevenir a população de 60 anos ou mais sobre crescentes tentativas de golpes.

O pagamento do benefício será no dia 29 deste mês e exige atenção e cuidado dos familiares dos aposentados da Vale. Somente em Itabira, o superávit, somado a uma das parcelas do 13º salário, o benefício deverá injetar na economia neste finalzinho de ano mais de R$ 20 milhões. O benefício é pago a todo detentor do Plano de Benefício Definido (BD). A preocupação maior é com a segurança e a vida do idoso.

Com uso mais intenso dos meios digitais pelas instituições financeiras, desde o período de isolamento social imposto pela Covid-19, os idosos ficaram mais vulneráveis aos ataques dos golpistas. Durante a pandemia do novo coronavírus, os bancos foram reduzindo o atendimento presencial, forçando os clientes a resolver as questões via telefone ou digital.

As formas mais comuns de golpes financeiros são por meio de manipulação e persuasão dos idosos que, por desconhecimento, acabam fornecendo dados bancários e confidenciais.

Para alertar os idosos e seus familiares, a Valia distribuiu release para a imprensa, divulgou o alerta em suas redes sociais, além de enviar panfletos com alertas para os assistidos.

No texto distribuído à imprensa, a instituição chama atenção para os dados publicados pelo Disque 100 – serviço de utilidade pública do Governo Federal. “O número de golpes contra pessoas idosas cresceu mais de 70% em 2023 em relação ao ano anterior”.

Também chama a atenção, o relato de recentes registros de abordagens irregulares de idosos com falsas promessas, informadas pela instituição. Esse tipo de golpe pode levar todo o dinheiro recebido pelos aposentados.

Diante do problema, a instituição listou os golpes mais comuns, segundo o Disque 100 e o Instituto de Defesa do Consumidor.

  • Entre eles:

Acesso aos dados: ligação para idosos com o objetivo de suposta confirmação de dados ou transações financeiras mediante o fornecimento de informações pessoais e senhas.

Cartão de crédito: recebimento de mensagem de texto (SMS) com alerta de compra de alto valor no cartão, com a orientação de ligar ou clicar em link indicado na mensagem

Golpe do Whatsapp: nesta fraude, o golpista usa foto se passando por parente da vítima solicitando um dinheiro urgente via Pix para pagar uma conta

Revisão de aposentadoria e falsas promessas: golpistas se passam por advogados indicando o direito à revisão ou procedimento relacionado à aposentadoria trazendo supostos benefícios, mas sem qualquer fundamentação jurídica ou legal para isso

Pirâmide financeira: golpe muito comum com a proposta de realizar investimentos supostamente de baixo risco e altíssimo retorno.

A Valia orienta ainda que no caso de qualquer dúvida sobre o seu plano ou benefício, buscar os canais oficiais de atendimento da Valia:

Whatsapp Lia: (21)3184-9999
Disque Valia: 0800 7020 162 para ligações de telefone fixo (ligações gratuitas) ou (21)3184-9999 para ligações de telefone celular ou do exterior.
Fale Conosco: faleconosco@valia.com.br