A eliminação das passagens de nível na linha férrea faz parte de um acordo da mineradora com o Governo Federal
- NOVA VIA EXPRESSA TERÁ PRAÇAS E ACADEMIAS
26/12/2023 – Depois de 10 anos, a proposta de construção de uma via expressa interligando bairros em Itabira, em substituição à linha férrea do perímetro urbano do município, poderá ganhar corpo. A obra foi sugerida pela primeira vez em 2014, pelo então vereador Ilton Araújo Magalhães. Na ocasião, muito antes da movimentação de privatização das estradas de ferro pelo Governo Federal, o ex-vereador apresentou um anteprojeto de lei na Câmara Municipal e ainda mostrou, por meio de computação gráfica, como ficariam os locais da construção da avenida.
Ilton Magalhães disse que o projeto acabou engavetado na ocasião. Entretanto, na gestão seguinte, quando se tornou secretário de Governo, o ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães deu um pontapé, iniciando as conversas sobre o projeto com a mineradora Vale. Durante a campanha eleitoral, a proposta foi inserida no seu plano de governo, na busca pela reeleição.
Ilton Magalhães voltou a apresentar a reivindicação para a mineradora
Em nome dos moradores do Major Lage, de baixo e de cima respectivamente, Ilton Magalhães, como líder comunitário, voltou a apresentar a reivindicação para a mineradora, durante um encontro dos moradores com representantes da empresa. A negociação ocorreu no âmbito da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A eliminação das passagens de nível na linha férrea faz parte de um acordo da mineradora com o Governo Federal, como parte das condicionantes incluídas na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas pelo governo, a Vale terá que retirar as passagens de nível na linha férrea em todas as cidades por onde passa a ferrovia, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
O próximo encontro com os moradores para discutir o assunto acontece no dia 8 de janeiro de 2024. Segundo Ilton Magalhães, a sua proposta traz benefícios para toda a cidade.
O vídeo que mostra o resultado da intervenção proposta pode ser visto no canal de Youtube, no qual Ilton Magalhães enfatiza os benefícios da retirada da linha férrea e mostra, por meio de computação gráfica, como ficariam os locais depois da construção da avenida.
Ele lembra que a avenida Mauro Ribeiro Lage também foi construída em um local onde existia parte da linha férrea pertencente à Vale. A intenção é fazer o mesmo nos outros locais onde a linha passa.
Por meio da projeção gráfica, ele demonstra diversos benefícios que a obra poderá proporcionar, incluindo uma maior fluidez e segurança do trânsito que a nova avenida pode proporcionar. A expectativa é de que o projeto seja aprovado pela mineradora. “A Vale está chamando os diretores das associações para discutir e depois vai chamar os moradores. Esse projeto não está fechado e a gente está apresentando sugestão para que execute de uma forma que contemple, que melhore a mobilidade”, afirmou.
Caso seja acatada pela Vale, a obra irá interligar os bairros Praia, Campestre, São Bento e Conceição, substituindo os 15 quilômetros de linha férrea que se misturam ao trânsito.
A obra proposta inclui ainda a construção de praças, pontos de integração de ônibus coletivo, academias ao ar livre, retirada de estruturas que não serão mais necessárias, como viadutos, e também possíveis loteamentos, o que poderá contribuir para o mercado imobiliário da cidade.
A empresa tem prazos para cumprir. Para continuar a explorar as estradas de ferro por mais 40 anos, foi imposta à mineradora a retirada de todas as passagens de nível do estado. Segundo Ilton Magalhães, o início das obras está previsto para 2024 e a Vale tem até 2027 para concluí-la. Em Itabira, serão desativadas passagens de nível na vila Paciência, nos bairros Nossa Senhora de Fátima (vila Amélia) e Areão, o que implicará em mudanças no trecho ferroviário.
Para prefeito, obras só iniciam em 2025
A remodelação do trânsito nos trechos atingidos pela linha férrea, também faz parte dos projetos do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que também tem um projeto específico para substituir as passagens de nível.
Em discussão com a mineradora desde o ano passado, Marco Antônio tem planos mais ousados para o fim das passagens de nível, que incluem ações como a construção de parques lineares no trecho ferroviário a ser desativado, por exemplo e o veículo leve sobre trilhos (VLT), tratado como metrô na cidade.
A retirada das passagens de nível existentes na vila Amélia, vila São Joaquim e Areão darão lugar aos parques lineares. O projeto ainda indica a interligação da avenida Rio Doce (Areão) à avenida Machado de Assis (Machado). Para isso, será construído um viaduto, ajudando a desafogar o trânsito no local.
Segundo declarou o prefeito em entrevista num órgão local de imprensa, as obras não devem começar em 2024. O projeto ainda depende de estudos sobre o processo de desapropriação do terreno e possíveis remodelações de residências. Para ele, a tendência é de que a construção se inicie em 2025, após a finalização do novo traçado férreo e a finalização dos parques lineares.
- Matéria publicada na edição 800 do Folha Popular