28/04/2025 – Nesta segunda-feira (28), por meio de vídeo enviado ao Folha Popular, a Vale informou o início das obras do sistema de captação do rio Tanque. Com a implantação do projeto, o Município deverá solucionar o problema de escassez de água para abastecimento da cidade.
O projeto rio Tanque faz parte do compromisso da Vale firmado em 2020 com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com acompanhamento da AECOM, empresa de auditoria externa e tem duração estimada de três anos.
Os serviços incluem a implantação de uma adutora de 25 quilômetros, três estações elevatórias de bombeamento de água, um tanque de alimentação direcional e uma câmara de transição, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para 600 litros por segundo.
A previsão é de que a obra se estenda até 2027. Nesta primeira etapa, serão realizadas supressão vegetal e preparação da área e movimentação de equipamentos. Inicialmente, as atividades serão no bairro Campestre e nas estradas dos Gatos, realizadas pelas equipes do consórcio EES.Eta do Rio Tanque.
A obra na sua totalidade contará com investimento da Vale de aproximadamente R$ 1,17 bilhão. A estimativa é de que o projeto deve gerar cerca de 1.200 empregos no pico das obras e tem como prioridade a contratação de mão de obra local. Todas as vagas serão disponibilizadas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Município, conforme acordado entre a empresa e os órgãos envolvidos.