Vale encerra primeira semana com 280 visitas para informar sobre plano de emergência de barragens

Trabalho começou pelos bairros Bela Vista, Nova Vista e Rio de Peixe, próximos às barragens Pontal e Itabiruçu

FOTO: Equipe se reuniu no Belacamp para traçar rota

Teve início no dia 27 de fevereiro a apresentação à população de Itabira do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) das 11 estruturas que a Vale mantém no município. Uma equipe formada por 60 profissionais das áreas de humanas e de saúde, como assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, visitou na primeira semana de trabalho (de 27/02 a 1/03/2019) 279 casas e estabelecimentos dos bairros Bela Vista, Nova Vista e Rio de Peixe.

“Agradecemos a população visitada pela oportunidade de esclarecermos sobre os pontos de encontro, rotas de fuga e funcionamento do sistema de sonorização. A Vale reforça o compromisso de estar junto à comunidade para levar informação sobre os procedimentos a serem seguidos numa eventual situação de emergência de barragens”, destaca Rodrigo Chaves, gerente-executivo do Complexo Itabira e Água Limpa.

Esse trabalho, de caráter preventivo, é direcionado para a população que mora ou possui estabelecimento na Zona de Autossalvamento (ZAS) dos PAEBMs da Vale no município. Importante esclarecer que a ZAS é a região a jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km, na qual os avisos de alerta à população são da responsabilidade do empreendedor, sendo, portanto, prioritária numa emergência.

Do dia 2 até 6 de março, as visitas de “porta em porta” serão interrompidas em função das festividades do Carnaval. As atividades retornam no dia 7 de março, ainda nos bairros de Bela Vista, Nova Vista e Rio de Peixe.

Após o carnaval, mais 40 profissionais das áreas de humanas e de saúde serão incorporados à equipe, totalizando 100 pessoas. A ideia é finalizar a orientação à população da ZAS até o mês de abril.

Esse time é capacitado pela Vale e Defesa Civil Municipal e estará disponível para atender ao público. Durante as visitas aos domicílios e aos estabelecimentos, são entregues materiais que contemplam o mapa da região, indicação da rota de fuga e do ponto de encontro de cada um dos moradores, além de telefones de contato da Vale e da Defesa Civil. Os agentes usam coletes laranja com a marca da Defesa Civil, para identificação.

Ainda nesse período, serão instaladas 93 placas de sinalização dos pontos de encontro no município. Também neste ano, a Defesa Civil, com apoio da Vale, realizará testes de sirenes e simulados de emergência com a população.

A Vale também disponibilizou os seguintes contatos:

0800 039 6010, atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 11h30min e das 12h30min às 16h00min.
E-mail: duvidas.barragens.itabira@vale.com
Segurança de barragens

A Vale possui 15 barragens em Itabira cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM) que se enquadram na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), caracterizadas entre barragens de rejeitos e de sedimentos.

Conforme determinado pela portaria ANM (DNPM) 70.389/2017, 11 dessas estruturas devem contar com Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBMs) e já tiveram seus respectivos PAEBMs atualizados e protocolados na Prefeitura de Itabira e Defesa Civil Municipal em julho de 2018, na Defesa Civil Estadual em agosto de 2018 e na Defesa Civil Federal em setembro de 2018.

Além do PAEBM, nas 11 estruturas, todas as demais possuem declarações de estabilidade e passam por constantes auditorias externas e independentes. A Vale está a realizar inspeções técnicas em suas barragens. Essas medidas são preventivas, pois os indicadores estão dentro dos parâmetros de normalidade. Toda essa documentação está à disposição das autoridades.