Vale doa ao HNSD 76 mil máscaras, 18 mil luvas e 200 óculos de proteção

A doação direta soma-se às ações de apoio ao Governo Federal e visa assistir o município onde a empresa atua

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, recebeu nesta quinta-feira (23), equipamentos de proteção individual (EPIs), para apoiar o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento do novo coronavírus. A Vale doou, diretamente para a instituição, que também atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 76 mil máscaras cirúrgicas, 18 mil luvas e 200 óculos de proteção. A doação direta soma-se às ações de apoio ao Governo Federal.

Ao longo dos meses abril e maio, mais equipamentos de proteção, entre máscaras N95 e capotes plásticos, além de kits de testes rápidos, serão doados diretamente pela Vale ao hospital.

Em março, a Vale adquiriu 5 milhões de testes rápidos e 15,8 milhões de EPIs para o Governo Federal, que definiu a logística de distribuição entre os estados do Brasil. Até agora, já chegaram 12,8 milhões dos 15,8 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs) que a Vale irá repassar ao Ministério da Saúde, além de 3,5 milhões de um total de 5 milhões de kits de teste rápido já anunciados pela empresa.

Apoio ao estado: Em apoio ao Governo de Minas Gerais, a Vale antecipou o repasse de R$ 500 milhões ao estado. O valor é referente ao acordo final para a reparação dos efeitos do rompimento da Barragem 1, em Brumadinho, e será aplicado no combate ao avanço da epidemia do novo coronavírus. A Vale ainda doou R$ 5,24 milhões para as obras de ampliação do hospital Eduardo de Menezes, que passou a atender pacientes com suspeita de Covid-19.