Vale assina acordo para as obras dos novos presídios

FOTO: Unidade de Itabira será desativada após conclusão de um novo presídio

Construção das duas unidades prisionais será firmada em Termo de Compromisso entre a Vale, Governo do Estado de Minas Gerais e Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Os municípios de Itabira e Lavras receberão novas unidades prisionais, cada uma com capacidade para 600 detentos. Trata-se de iniciativa voluntária da Vale, a ser formalizada nesta terça-feira (12), por meio de Termo de Compromisso que será assinado entre a empresa, o Governo do Estado e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

A previsão é de que os trabalhos comecem tão logo os terrenos onde serão construídos os presídios, definidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), sejam disponibilizados pelo Estado, livres e desimpedidos.

O acordo prevê que a Vale será responsável por executar todas as obras, em um prazo de trinta meses. Os critérios técnicos para as edificações terão como referência projetos apresentados pela SEJUSP.

As duas unidades prisionais receberão detentos de presídios situados em Itabira, Rio Piracicaba, Nova Lima, Sabará, Barão de Cocais e Congonhas, os quais serão desativados por estarem nas rotas das barragens.

Após a conclusão, as novas unidades serão administradas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da SEJUSP.