Areia da Vale em embarque na mina de Brucutu, em São Gonçalo
Local de palestras e shows, Espaço Sandbox Vale será feito com a areia desenvolvida pela empresa, que reduz a geração de rejeitos de minério
17/08/2023
À primeira vista parece uma areia comum, como a que é retirada de rios e mares. Mas a areia utilizada no Espaço Sandbox Vale, que receberá palestras e shows no Hacktown 2023, de 17 a 20/8, é mais do que isso: é um exemplo da inovação aplicada à sustentabilidade. Desenvolvida pela Vale, a Areia Sustentável provém do processamento de minério de ferro. Sua produção reduz a geração de rejeitos e, consequentemente, o uso de pilhas e barragens, além de ser um estímulo à economia circular.
O Espaço Sandbox Vale será instalado ao lado do Estádio Coronel Erasmo Cabral, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Terá uma espécie de “caixa de areia” onde os participantes poderão colocar suas cadeiras e assistir aos eventos ou relaxar. Entre as 13 palestras previstas para o Espaço Sandbox Vale, seis serão de representantes da empresa, que pela primeira vez está apoiando o Hacktown como patrocinador “Super”.
A analista operacional Rafaella Sana, da mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, contará como foi desenvolvida a Areia Sustentável. Também haverá debates sobre outros assuntos inovadores e relevantes para o planeta, como descarbonização, bioeconomia e o fomento aos ecossistemas de inovação.
“A Areia Sustentável foi resultado de pelo menos oito anos de pesquisa e desenvolvimento, que envolveram mais de R$ 50 milhões e parceria com cerca de 40 organizações, entre universidades, centros de pesquisa e empresas nacionais e estrangeiras”, conta Sana. “A produção da areia é um impulso à economia circular na mineração, dando uma nova destinação ao que seria descartado como resíduo”.
O processamento a úmido do minério de ferro, que é utilizado atualmente em menos de 30% da produção da Vale, gera rejeitos, que podem ser dispostos em barragens ou em pilhas. Esses rejeitos são compostos basicamente de sílica, o principal componente da areia, e de óxidos de ferro. É um material não tóxico. Em 2021, a Vale iniciou a comercialização da Areia Sustentável, produto destinado para a construção civil. Desde então, já foram destinadas cerca de 900 mil toneladas de areia. Em 2023, a previsão é produzir mais 1 milhão de toneladas.
Em abril de 2022, a Universidade de Queensland e a Universidade de Genebra divulgaram um estudo que aponta que a areia proveniente do processo de produção do minério de ferro pode contribuir para solucionar uma importante questão ambiental ao atenuar a extração predatória de areia.
- A Vale e o Hacktown
O Hacktown é um festival de inovação e criatividade realizado anualmente em Santa Rita do Sapucaí (MG), uma cidade de 40 mil habitantes que abriga mais de 160 empresas de tecnologia e ganhou o apelido de “Vale da Eletrônica”. O evento terá mais de 800 palestras, shows e workshops com o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas, de forma transformadora e definitiva, por meio do compartilhamento de experiências e informações.
O objetivo da Vale com o patrocínio ao Hacktown é fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação brasileiro e um de seus eventos mais relevantes.
“O apoio ao Hacktown é parte do nosso compromisso de fomentar os ecossistemas dos quais fazemos parte, criando pontes para a inovação e novas conexões”, afirma Greyce Franzmann, líder de Projetos de Inovação na Vale, que também explica o conceito do Espaço Sandbox Vale. “Assim como caixas de areia são locais onde crianças podem explorar sua liberdade criativa, o Espaço Sandbox Vale é um convite para os participantes do Hacktown brincarem, explorarem e se inspirarem em histórias de pessoas e empresas inovadoras”.
Este ano, a Vale também esteve presente em outros eventos de inovação realizados em estados onde mantém suas operações. A empresa apoiou o Web Summit, no Rio de Janeiro, e patrocinou o ESX, em Vitória, e o Neon, em São Luís.
PROGRAMAÇÃO
O Espaço Sandbox Vale receberá ao todo 13 palestras e 14 shows. Confira a programação dos palestrantes da Vale:
• Quinta, 17/8 – 10h
Como endereçamos a inovação em uma grande empresa – Crisley Pacheco, líder da Rede de Hubs de Inovação da Vale
• Sexta, 18/8 – 10h
Do P&D a um produto sustentável: como foi criada a areia da Vale – Rafaella Sana, analista operacional da Vale
• Sexta, 18/8 – 11h
Uso futuro na mineração – Gustavo Roque, gerente de Uso Futuro da Vale
• Sexta, 18/8 – 14h
Fomento aos ecossistemas de inovação na Vale – Greyce Franzmann, líder de Projetos de Inovação da Vale
• Sexta, 18/8 – 16h
NbS e bieconomia: as novas frentes de mercado que se abrem para as grandes empresas como viés para a descarbonização – Giovana Serenato, líder de Inovação e Conhecimento do Fundo Vale
• Sábado, 19/8 – 11h30
Os desafios para descarbonizar o processo produtivo de uma mineradora – Laís Hadad, coordenadora da Estratégia de Descarbonização