Com o objetivo de melhorar o sistema municipal de transporte público coletivo, a Prefeitura de Itabira, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), iniciou, na última semana, uma pesquisa com usuários da rede para avaliar a qualidade do serviço.
“Estamos realizando, em parceria com algumas empresas brasileiras de mobilidade, uma série de estudos com foco no serviço de transporte público coletivo. Essa pesquisa é um importante instrumento para avaliar os pontos negativos e positivos, já que nos trará o conceito atualizado dos usuários sobre o sistema”, explicou Flávio Raimon, superintendente da Transita.
Os pesquisadores ficarão até esta sexta-feira (10) em pontos com intenso fluxo de embarque e desembarque de passageiros, como na avenida João Pinheiro, região central da cidade. As entrevistas acontecem ao longo do dia, das 6h30 às 19 horas, e englobam todos os tipos de usuários, sendo que pelo menos 25% das entrevistas são realizadas nos horários de pico – 6h30 às 8h30, 12 às 14 horas e 16h30 às 18h30 – abrangendo, pelo menos, usuários de 12 linhas da cidade.
Pesquisa
É responsável pelos trabalhos, o Centro de Informação e Pesquisa (DataMG), consultoria contratada pela Prefeitura de Itabira. Por meio das respostas fornecidas pelos entrevistados, o instituto terá informações sobre dados pessoais, tais como: renda, idade e grau de escolaridade; frequência de utilização e tipos de transporte adotados para complementação da viagem por ônibus; avaliação da tarifa cobrada, do tempo de espera, conforto dos veículos e outras características do transporte por ônibus.
Após análise desses dados, o objetivo é propor melhorias para que a experiência dos usuários de ônibus seja positiva, em um sistema mais eficiente.