Foram mais de dez anos de negociações para a criação da Rádio. Em 2011, foi publicado o edital de habilitação para rádios educativas pelo Ministério das Comunicações. No ano seguinte, a UFOP recebeu parecer favorável do Ministério das Comunicações para a criação do sistema de radiodifusão em Mariana, mas apenas em 2017 a emissora foi cedida à Universidade. Em 2020, a Rádio UFOP Mariana iniciava as atividades ainda em regime experimental, e só em 2022, com o retorno das atividades presenciais na Universidade, a Rádio pôde ser inaugurada solenemente.
O coordenador de Conteúdo da Rádio UFOP, Danillo Nonato, destaca a conquista para a Universidade e para a população das cidades próximas. “A concessão de uma rádio pública no Brasil, atualmente, ainda é muito burocrática. Então foram exatamente onze anos de muitas reuniões, ensaios técnicos para iniciarmos o caráter experimental, em maio de 2020, com um trabalho supervisionado pela nossa equipe técnica. A partir disso, conseguimos obter sucesso em novembro do ano passado, quando transferimos nossa antena para o Pico da Cartuxa”, assinala Danilo, acrescentando que a Rádio UFOP Mariana está chegando em várias cidades do entorno do município, como Ouro Preto, Santa Bárbara, Diogo de Vasconcelos, Piranga, entre outras, levando as informações da Universidade Federal de Ouro Preto para essa população.
A coordenadora de Jornalismo da Rádio UFOP, Adriana Moreira, informa que a programação foi reformulada para a inauguração oficial. “O noticiário Rádio UFOP Notícias estará de cara nova a partir da próxima semana e, além disso, será lançada a série ‘Mineiridades: orgulho de ser dessa terra’, inspirada pelo ano da mineiridade instituído pelo Governo de Minas Gerais”.
Na cerimônia, vai ser feito o descerramento da placa de inauguração, que vai ficar exposta no primeiro andar do prédio do Icsa, onde a Rádio foi instalada. A primeira transmissão oficial da Rádio UFOP FM em Mariana vai ser realizada durante o evento de inauguração.
A Rádio UFOP Mariana já está no ar e pode ser sintonizada na frequência 103,5 FM.