Unidade do Samu atola na estrada e homem morre na zona rural de Itabira

Populares tentaram retirar a unidade de atendimento do atoleiro (Foto: rede social do vereador Sdney do Salão)
O vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “Salão” (PTB), denunciou em sua página social que um morador da região do Gomes, zona rural de Itabira, faleceu, nesta quarta-feira (17), por falta de socorro médico, não realizado devido a impossibilidade de acesso de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ficou atolada na estrada devido as fortes chuvas.
“O veículo não conseguiu chegar a tempo para prestar socorro e infelizmente o senhor Frederico Augusto, que esperava atendimento, não suportou e veio a falecer. Espero que o prefeito, junto a sua equipe, consiga, em curto tempo, sanar os problemas causados pelas chuvas. Infelizmente as estradas de acesso as comunidades estão com condições vergonhosas, devido a isso muitos problemas surgem. Como vereador me sinto envergonhado e não vou me calar , queremos uma solução rápida”, postou Sidney do Salão.

Prefeitura esclarece situação em nota oficial

Em nota oficial, enviada no início da tarde de hoje (17) a Prefeitura de Itabira esclareceu a respeito da publicação feita pelo vereador Sidney Marques.

Nota: Primeiramente, a gestão municipal lamenta o falecimento do senhor Frederico. A Prefeitura presta solidariedade aos familiares e toda a comunidade e se coloca à disposição para o que for necessário neste momento.

A situação das estradas rurais do município realmente é preocupante. Há problemas estruturais sérios provocados pela inconstância de manutenção ao longo dos últimos anos. Problemas esses que ficam ainda mais latentes em períodos chuvosos, como foi o feriado do Carnaval.

A atual gestão, desde que assumiu, há menos de 50 dias, tem feito um diagnóstico da situação das estradas rurais, com uma equipe exclusivamente voltada para atender às demandas das comunidades. Desde o dia 1º de janeiro, mais de 54 quilômetros de estradas rurais já receberam atuação dessas equipes, entre asfaltamentos, cascalhamentos, limpezas e recuperação de trechos mais críticos.

Servidores da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito estarão na comunidade do Gomes nesta quarta-feira (17), bem como em outras localidades mais atingidas pelas chuvas, para pontuar as ações emergenciais necessárias nesses pontos considerados mais críticos. A solução definitiva para o problema, porém, depende de um projeto amplo que abrace a totalidade dos mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais existentes em Itabira, algo que já é estruturado pelo governo municipal.

Por fim, a administração municipal reitera a sua postura de diálogo com comunidades e vereadores, sempre com o objetivo de buscar soluções conjuntas para os problemas da nossa cidade. Itabira tem demandas urgentes a serem resolvidas – algumas que ultrapassam décadas – e não pode haver brechas para que fatos tão sérios sejam contaminados por discursos políticos.