Ronaldo Neves Ribeiro, gerente de TI da Cenibra na Conferência realizada em Madrid, enaltecendo o trabalho em equipe da empresa
A Cenibra foi pioneira na migração, de maneira completamente remota, para a solução SAP S/4HANA, software de planejamento de recursos empresariais para grandes empresas. O grande sucesso da iniciativa foi destaque no 23º Workshop Conselho Consultivo para Produtos Florestais e na Conferência Internacional de Produtos Florestais, Papel e Embalagem, realizados em Madrid, Espanha, em setembro.
A adoção do S/4HANA surgiu de uma necessidade de atualização tecnológica dos sistemas da Cenibra. A Empresa precisava aprimorar a performance durante operações de rotina e enfrentava desafios com o fim do suporte de alguns módulos, o que levou o Departamento de Tecnologia da Informação e Telecomunicação a buscar uma versão atualizada para apoiar os negócios.
A mudança aumentou a estabilidade e a disponibilidade dos sistemas, acelerando os principais processos de geração de relatórios e melhorando a eficiência geral, dando à Cenibra bases firmes para o crescimento futuro. A iniciativa também se encaixa em um esforço mais amplo de transformação digital que tem o objetivo de trazer ganhos em eficiência de processos e na velocidade de processamento de dados para tomada de decisão.
Na Conferência, o gerente de TI da Cenibra, Ronaldo Neves Ribeiro, falou dos desafios de implantar um projeto de larga escala durante a pandemia da Covid-19, com 100% da equipe de TI em home office. “Em geral, a implantação do S/4HANA é relativamente fácil de fazer, mas nós iniciamos o projeto durante a pandemia. Foi um grande desafio. Tivemos que mudar a nossa gestão durante esse período porque era muito difícil gerenciar pessoas remotamente. Algumas pessoas estavam em diferentes países e estados do Brasil”, explicou.
Segundo Ronaldo, o trabalho desenvolvido na Cenibra foi bastante elogiado e gerou muitos “insights” positivos para os participantes. Os eventos foram promovidos pela TAC Events e SAP, líder global de mercado em soluções de negócios colaborativos e multiempresas.
Agora, a empresa se prepara para os próximos passos de sua transformação digital, como aumentar e facilitar a visualização dos indicadores-chave de desempenho, inclusive por meio de dispositivos móveis.