Tragédia em Santa Maria de Itabira

Coletiva na sede do Corpo de Bombeiros de Itabira às 11h30 deste domingo para as primeiras informações oficiais (foto)

Os moradores da região urbana de Santa Maria de Itabira, principalmente nos bairros Poção, Centro e Nova Santa Maria pedem socorro devido ao alagamento provocado pela cheia do rio Jirau na manhã deste domingo (21).

Região central debaixo d´água

Além do alagamento, houve diversos deslizamentos de terra, casas foram derrubadas, acesso pela MGC-120 obstruído e até o momento, a confirmação de uma morte por soterramento e uma criança desaparecida.

MGC-120 ficou obstruída com deslizamento de encostas

“Estamos sem mais informações sobre situação dos moradores, inclusive dos residentes na zona rural”, disse o chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria, Eduardo Martins, durante uma coletiva na sede do Corpo de Bombeiros de Itabira às 11h30 deste domingo.

Até o momento uma pessoas morreu soterrada

Barragem Santana: A Defesa Civil informou que a barragem Santana, de propriedade da Vale, não corre risco de rompimento.

Samu: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabira, enviou para Santa Maria parte de seu efetivo para auxiliar as vítimas.

Aeronaves: O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais empenhou dois helicópteros para socorrer pessoas em áreas alagadas.

Vale: A Vale, por meio de sua unidade de resgate, informou para a Defesa Civil de Itabira que enviará dois botes salvas-vidas para a cidade.

Doações: A Prefeitura de Itabira mobilizou equipes para trabalharem na assistência e apoio aos moradores que foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias.

A prioridade é arrecadar itens de limpeza, higiene pessoal e água potável

“Determinamos a total atuação da Prefeitura de Itabira para ajudar na calamidade em Santa Maria de Itabira”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage. Por meio do grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, que envolve a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), secretarias e autarquias, foram enviadas máquinas e servidores municipais à cidade vizinha.

As escolas de Itabira foram colocadas à disposição para abrigar e fornecer alimentação aos moradores do município vizinho. Até o momento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão Munck para auxiliarem no desbloqueio da pista. Quando a estrada for liberada, deverão ser enviados caminhão-pipa para ajudar no abastecimento à população e caminhão rotor para limpeza das ruas. A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) está com uma máquina retroescavadeira e um caminhão no local para o trabalho de liberação da estrada. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) também enviou um caminhão traçado, retroescavadeira e duas pás-carregadeiras.

A Compdec e as secretarias municipais de Ação Social e Agricultura e Abastecimento estão se mobilizando para recolher donativos. Segundo a coordenadora da Compdec Nilma Macieira de Castro, a prioridade é arrecadar itens de limpeza, higiene pessoal e água potável. No momento, os donativos podem ser entregues na sede do Corpo de Bombeiros – rua São Paulo, 377, bairro Amazonas. Caso o volume de material a ser doado seja grande, pode-se entrar em contato com a Compdec pelo telefone 3839-2147 ou pelo WhatsApp 98294-6273, para que seja viabilizado um transporte para recolhimento.

Mais doações: Em Itabira, a Câmara de Vereadores iniciou uma campanha para arrecadar donativos que serão direcionados às famílias atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos em Santa Maria de Itabira. O Legislativo itabirano, em nome de seus servidores e vereadores, se solidariza com a situação vivenciada pela cidade vizinha.

Estão sendo arrecadados: água mineral, alimentos não perecíveis, cobertores e colchões, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, vestimentas e roupas de cama.

As doações podem ser feitas a partir deste domingo (21), na sede da Câmara Municipal de Itabira, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro. As doações serão repassadas para a Prefeitura de Santa Maria de Itabira, a quem caberá fazer a distribuição às famílias atingidas pelas chuvas.

Una e Colégio Tiradentes também estão recebendo donativos: Em Itabira, a Faculdade Una, na rua São José, 27 – Centro e o Colégio Tiradentes, na rua Espírito Santo, 133, bairro Amazonas, disponibilizaram equipes par receber, das 13h às 18h, donativos para as vítimas da enchente em Santa Maria de Itabira.