FOTO: Trabalhadores depositam sugestões para o acordo coletivo 2019/2020
O Sindicato Metabase de Itabira e Região realizou na manhã de terça-feira (13), assembleia com funcionários da mineradora Belmont para sugestões que irão compor a pauta do acordo coletivo 2019/2020.
O presidente do Metabase, André Viana Madeira, ressalta a importância da assembleia. “Sabemos que os anseios dos trabalhadores da Belmont/Canaã são muitos, como o reajuste no cartão alimentação, ganho real no salário, benefícios, uniformes, entre outros. Conhecemos as necessidades destes trabalhadores e cobramos da empresa o atendimento destas necessidades”, disse André Viana.O encontro com os sindicalistas reuniu cerca de 200 trabalhadores e mais de 190 cédulas foram depositadas nas urnas, com solicitações.
O vice-presidente do sindicato, Carlos Estevam “Cacá”, também participou da assembleia e deixou sua mensagem aos trabalhadores.
“Nunca perderemos a essência do sindicalismo, ou seja, ouvir e lutar pelo trabalhador, por isso estamos aqui, com o pé no minério, ao lado deles”, disse Cacá.
Além de ouvir os trabalhadores, foram esclarecidos diversos assuntos de interesse da classe, como as reformas da Previdência e trabalhista, situação econômica global e a retirada dos diretos, achatamentos salariais e movimento sindical. De acordo com André Viana, será realizado um levantamento das principais solicitações dos trabalhadores e apresentado em reunião com os representantes da Belmont: “Geralmente as empresas apresentam uma contraproposta que é levada para apreciação e aceitação ou não dos trabalhadores. A palavra final é sempre deles”, lembrou o sindicalista.