O jornal britânico The Guardian trouxe na edição eletrônica desta segunda-feira (25) matéria apontando o Tesla Model 3 (foto) como o carro mais vendido na Europa em setembro. Conforme a publicação, esta foi a primeira vez que um veículo elétrico a bateria liderou as paradas de vendas mensais na região.
A Tesla vendeu 24.600 carros Modelo 3 durante o mês, obtendo uma participação de mercado de 2,6%, o que significa que superou os modelos de motor de combustão interna estabelecidos, como o Clio da Renault ou o Golf da Volkswagen, de acordo com números coletados pela Jato Dynamics, uma empresa de dados automotivos.
A reportagem conta que o Modelo 3 pode não sustentar sua posição de liderança porque a Tesla já havia pressionado as importações no final do trimestre. No entanto, representa mais um marco na indústria automobilística ao se preparar para o fim das vendas de gasolina e diesel na próxima década em alguns mercados. Isso inclui a proibição de 2035 de todos os motores de combustão interna no Reino Unido, onde o Modelo 3 já é o veículo elétrico mais popular.
As vendas de gasolina ainda dominam em toda a Europa por causa da falta de veículos elétricos a bateria a preços acessíveis, mas houve uma grande mudança do diesel por causa de escândalos relacionados à qualidade do ar . Antes da pandemia, havia 10,3 novos carros a diesel registrados para cada veículo elétrico ou híbrido, mas essa proporção caiu para apenas 1,3, disse Jato.
A Tesla na semana passada registrou vendas trimestrais recordes, bem como lucros recordes de US $ 1,6 bilhão (£ 1,2 bilhão). O sucesso das vendas do Modelo 3 e seu crossover Modelo Y significou que a Tesla foi a maior vendedora de veículos elétricos a bateria na Europa em setembro.
A montadora recebeu outras notícias positivas na segunda-feira, quando a locadora de veículos americana Hertz disse que encomendou 100.000 carros Tesla para entrega até o final de 2022, enquanto investe para construir a maior frota de aluguel de veículos elétricos da América do Norte. As ações da Tesla subiram 4% para US $ 946 antes da abertura dos mercados de ações em Nova York.
A coroa europeia da bateria da Tesla provavelmente será desafiada pela Volkswagen da Alemanha e pela Stellantis, a combinação franco-italiana da Peugeot e da Fiat Chrysler.
A ascensão da Tesla ao primeiro lugar – também a primeira vez que um modelo não europeu alcançou a distinção – coincidiu com a queda nas vendas de muitos de seus rivais tradicionais, que estão lutando para se apossar de chips de computador em meio a uma escassez global prolongada. A crise afetou as montadoras em todo o mundo, embora a Tesla tenha contornado alguns dos problemas reescrevendo o software para que pudesse usar os chips disponíveis.
O total de registros de automóveis europeus caiu para apenas 964.800 unidades durante o mês, uma queda de 25% em comparação com setembro de 2020, e uma queda de 24% em comparação com setembro de 2019, antes da pandemia de coronavírus atingir, disse Jato.
Felipe Munoz, analista global da Jato, disse: “Os revendedores continuam enfrentando problemas com a disponibilidade de carros novos devido à falta de chips. Como resultado, não querendo esperar mais de um ano por um carro novo, muitos consumidores se voltaram para o mercado de carros usados”.
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