Conservação do solo: uma prática do dia a dia da Cenibra
O solo é a base da produção de alimentos e fibras para consumo. Tem a função de sustentar construções e estradas, é a casa de muitos organismos, fornece materiais para construção, cicla nutrientes, sequestra CO2 da atmosfera contribuindo para reduzir o efeito estufa, purifica e armazena água, entre outras. Se nas áreas de cultivo ele não for bem manejado ou estiver degradado, vários prejuízos podem ocorrer. Para um bom manejo do solo, a Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) adota diversas técnicas em seu processo de produção de madeira.
Entre as ações adotadas pela Empresa estão: o plantio durante todo o ano, adubação equilibrada e controle de plantas daninhas, proporcionando um rápido estabelecimento do plantio e evitando que o solo fique desprotegido de cobertura vegetal, responsável pela redução do impacto direto da chuva e redução do escoamento da água; não é permitida a queima como prática de limpeza de área; na colheita, são levadas apenas a madeira para a Fábrica, deixando no campo as folhas, galhos e a casca para que o resíduo sirva de nutrientes e de cobertura do solo; é proibida a catação de resíduos nas áreas, pois eles são importantes como fonte de nutrientes e para a conservação do solo e água; o tráfego das máquinas é realizado em cima do próprio resíduo da colheita, principalmente a casca.
Em relação à construção e manutenção de estradas não pavimentadas, a Cenibra segue o procedimento operacional voltado para a conservação do solo e água, e a trafegabilidade das estradas. Outra excelente prática conservacionista é o preparo mecanizado do solo, com a subsolagem no sentido contrário ao escoamento da água, pois além de reduzir o potencial de erosão das áreas de plantio, ajuda a reverter a compactação do solo. Essa prática possibilita a infiltração da água da chuva e o abastecimento do lençol freático.
Dia Mundial do Solo: A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo. A data é uma forma de chamar a atenção da população para o tema e demonstrar a preocupação com a conservação do solo. Em 2019, o tema foi “Pare a erosão dos solos, salve nosso planeta”.
Os municípios de atuação da Cenibra são: Açucena, Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caeté, Cantagalo, Caratinga, Catas Altas, Coluna, Coroaci, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dores de Guanhães, Divinolândia de Minas, Ferros, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itabira, Joanésia, Mariana, Marliéria, Materlândia, Mesquita, Naque, Nova Era, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pingo D’Água, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Itambé, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Evangelista, Sardoá, Sem-Peixe, Senhora do Porto, Virginópolis, Virgolândia.