Temporais vão continuar em cidades mineiras e institutos de meteorologia alertam para os riscos

16/01/2025 – Depois de uma quarta-feira nublada, marcada por uma garoa persistente e ameaças de chuva mais intensa, a quinta-feira em Itabira promete se chuvoso de manhã e à noite segundo previsão da agência de Meteorologia Climatempo. A temperatura deve variar entre mínima de 19 graus e máxima de 26 graus. Mas a variação na intensidade para menos não encerra o período chuvoso.

“O período de transtornos está apenas no início”, publicou a Climatempo, fazendo referência à região sudeste do Brasil.

Para sexta-feira (17), o dia deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado e à noite com poucas nuvens.

Atingida pelas águas desde o início de dezembro, Itabira está entre as 70 cidades que receberam alerta da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, com relação a temporais nos próximos dias. Para o mês de janeiro, a média de chuvas traz acumulado de 228 mm na cidade.

Por outro lado, boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), informa que a previsão para o trimestre indica predominância de chuvas acima da média histórica na região Centro-Sul de Minas Gerais. As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica. Em compensação, o armazenamento de água no solo, na maior parte da região, deve ser satisfatório.

A chuva deste início de 2025 já deixou várias cidades da região em situação de emergência e até de calamidade pública, causando mortes devido a enchentes e deslizamentos, como foi o caso de Ipatinga e Santana do Paraíso, no último final de semana.

  • Em Minas Gerais mais de 300 cidades estão em alerta de chuvas intensas, conforme o Inmet. Nessa região Centro-Sul, além de Itabira estão incluídos no alerta de risco os municípios de:

Ferros

Guanhães

Itambé do Mato Dentro

Morro do Pilar

Nova Era

Santa Maria de Itabira

Santo Antônio do Rio Abaixo

São Domingos do Prata

São Gonçalo do Rio Abaixo

São Sebastião do Rio Preto

Os riscos são de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Diante dos riscos descritos, o Inmet orienta que a população redobre os cuidados. Em caso de rajadas de vento, a orientação é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outro pedido é que seja evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, durante a tempestade.