Telefonia lidera ranking de reclamações no 1º semestre

O número de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a 2.789 no primeiro semestre de 2019. A liderança no ranking é do setor de telefonia (celular e fixa), com 416 queixas, seguida por outro segmento das telecomunicações, o chamado “combo”, que reúne os três tipos de serviços – TV por assinatura, internet e telefonia (378 reclamações).

Na comparação com o mesmo período de 2018, percebe-se nesse ranking um aumento percentual da telefonia, que subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%. Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto que o tema “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.

A tabela a seguir contém os dez assuntos mais reclamados no 1º semestre de 2019.

Ranking de reclamações por assunto – Primeiro semestre 2019

Período: 1/1 a 30/6

Posição

Assunto

Número de reclamações

(%)

1 Telefonia celular e fixa 416 14,92
2 Combo (telefonia, TV por assinatura, internet) 378 13,56
3 Cartão de crédito (incluindo acordos) 219 7,86
4 Empréstimo consignado e pessoal 176 6,32
5 Eletrodomésticos e eletroeletrônicos 161 5,78
6 Aparelhos telefônicos 126 4,52
7 Companhias aéreas/passagens aéreas 66 2,37
8 Estabelecimentos de ensino 65 2,33
9 Móveis, armários, cozinhas planejadas 58 2,08
10 Editoras (revistas, jornais, assinaturas) 54 1,94