O número de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a 2.789 no primeiro semestre de 2019. A liderança no ranking é do setor de telefonia (celular e fixa), com 416 queixas, seguida por outro segmento das telecomunicações, o chamado “combo”, que reúne os três tipos de serviços – TV por assinatura, internet e telefonia (378 reclamações).
Na comparação com o mesmo período de 2018, percebe-se nesse ranking um aumento percentual da telefonia, que subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%. Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto que o tema “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.
A tabela a seguir contém os dez assuntos mais reclamados no 1º semestre de 2019.
Ranking de reclamações por assunto – Primeiro semestre 2019
Período: 1/1 a 30/6
Posição | Assunto | Número de reclamações | (%) |
1 | Telefonia celular e fixa | 416 | 14,92 |
2 | Combo (telefonia, TV por assinatura, internet) | 378 | 13,56 |
3 | Cartão de crédito (incluindo acordos) | 219 | 7,86 |
4 | Empréstimo consignado e pessoal | 176 | 6,32 |
5 | Eletrodomésticos e eletroeletrônicos | 161 | 5,78 |
6 | Aparelhos telefônicos | 126 | 4,52 |
7 | Companhias aéreas/passagens aéreas | 66 | 2,37 |
8 | Estabelecimentos de ensino | 65 | 2,33 |
9 | Móveis, armários, cozinhas planejadas | 58 | 2,08 |
10 | Editoras (revistas, jornais, assinaturas) | 54 | 1,94 |