Cartazes indicam máximo de 5 unidades por cliente
09/05/2024 – Mesmo sem uma explicação mais consistente, os supermercados de Itabira também começaram a racionar a venda de arroz. Com medo dos impactos dos temporais no Rio Grande do Sul, a compra de arroz está sendo restringida a cinco unidades por pessoa. A medida acontece depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou do risco do desabastecimento e da possibilidade de importar o produto.
Em vários supermercados da cidade, como Bretas e Mart Minas afixaram aviso nas prateleiras indicando a restrição. “Limite de arroz; 05 unidades por pessoa”. Funcionários evitaram dar detalhes sobre a medida, informando apenas que “é por causa da chuva no Sul”.
Principal produtor de arroz no país, o Rio Grande do Sul tem sofrido com temporais, entre o fim de abril e início de maio. Com várias cidades debaixo d’água, o estado tem sofrido grande destruição. Algumas cidades foram completamente arrasadas sem condições de uma previsão de restabelecimento da situação.
Rodovias e estradas alternativas também estão embaixo d’água. Mais de 100 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas, enquanto o resto do país se organiza para ajudar as vítimas e desabrigados.