Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS e ZSS de dez estruturas da Vale
As Defesas Civis Municipais de Itabira e Santa Maria de Itabira, com apoio da Vale, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais, realizarão no dia 21 de agosto (sábado), às 15h, simulado de emergência das barragens Borrachudo, Borrachudo II, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II, Piabas e Santana. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 540 pessoas, residentes em 201 imóveis localizados na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira.
No horário do treinamento, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes – precedido por uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.
A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias das duas cidades (detalhamento abaixo).
Serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde dos dois municípios, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.
Vias interditadas no dia 21 de agosto, entre 15h e 16h:
- Itabira
– MGC-120 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira
– MG-462 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira
– AMG-900 – 1240 sentido à Senhora do Carmo
– AMG-900 – 1240 sentido à Ipoema
– Estrada vicinal sentido à barragem Borrachudo II
– Estrada vicinal de acesso à comunidade São Pedro
– Estrada vicinal sentido à comunidade Morro Santo Antônio
– Estrada vicinal de acesso à comunidade dos Padres
– Estrada vicinal de acesso à Pedreira
– Estrada próxima à entrada do aterro sanitário de Itabira
– Estrada vicinal de acesso à barragem Alcindo Vieira
– Estrada vicinal de acesso à barragem Jirau
- Santa Maria de Itabira
– MGC-120 – Próximo à comunidade Soares
– Estrada vicinal sentido à comunidade Gaspar
– Estradas vicinais na comunidade Córrego da Lage
– Estrada vicinal sentido ao Morro Santo Antônio
– Estrada vicinal acesso à Comunidade Cordeiro
– Estrada vicinal sentido à comunidade Soares