No dia 17 de maio, quatro agentes do setor de agronegócios do WIN (Workshop Itabirano de Negócios), estiveram participando da visita técnica que percorreu a segunda cidade, Guanhães. A finalidade foi de absorver experiências positivas, e nortear a implantação em Itabira da Central de Compras, ferramenta que pode minimizar os gastos do produtor rural, e disciplinar o mercado entre outros impactos positivos na cidade.
Evando Alevar, presidente do Sindicato Rural de Itabira, acompanhado de Mauro Ferreira, do escritório local da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), de Sérgio Amaral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, e de Fábio Saez, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, conheceram a Coopercentro (Cooperativa do Centro-Nordeste de Minas Gerais) em Guanhães.
Os membros do seguimento de agronegócios do WIN depois de conhecer a associação de Canaã, se encaminharam para saber como funciona principalmente a parte jurídica da Coopercentro. As informações apuradas enriqueceram de novos conhecimento os participantes do AgroWin. A unidade conta frota própria de caminhões e carretas para encaminhar os insumos adquiridos. Um processo considerado profissional envolve a legalidade jurídica, aquisição de grande volume de ração para gado leiteiro, e outros ingredientes de consumo animal, como sal mineral.
Em Guanhães toda atividade de aquisição é realizada via cooperativa, até mesmo fertilizantes que causam custo significativo na produção do campo. O cooperado faz o pedido a Coopercentro, que realiza a compra do pacote diretamente com o fornecedor, para posteriormente repassar ao produtor através de logística própria. Em junho a equipe do AgroWin se reúne novamente para avaliar o modelo de gestão da Central de Compras ideal para o público de Itabira.
Entre os benefícios da ferramenta, provavelmente a ser implantada em curto espaço de tempo, são: preços mais acessíveis de insumos para o produtor como adubo e calcário, mesmo comprando unicamente por atacado, o comércio varejo pode sofrer impacto e melhorar os preços até mesmo para o consumidor comum, o que naturalmente ocorreu no mercado de adubo em Canaã e de rações em Guanhães, estimulando a leal concorrência.