Sindicado Metabase envia nota quanto as barragem em Itabira

Em nota, o Sindicato Metabase de Itabira, informou que tomou frente e iniciou as discussões com Vale em relação a tragédia em Brumadinho.

Conforme a nota, em reunião na tarde de segunda (4), com a gerência executiva da empresa Vale, foi cobrado firmemente respostas convincentes sobre o pânico que se instaurou em Itabira devido as barragens de Itabiruçu e Pontal que, juntas, são quarenta vezes maiores que a de Brumadinho.

Conforme o presidente André Viana, o sindicato comunicou a gerência da empresa quanto a necessidade urgentíssima de um acompanhamento de engenheiros independentes, paralelo à empresa.

“Esses engenheiros poderão emitir laudos, pareceres e até mesmo auditar os serviços nelas realizadas. Assim, teremos uma outra leitura das barragens e não somente da empresa. Cobramos a implantação do plano de emergência que se arrasta ao longo do tempo e nos prometeram que este ano, tudo será resolvido, inclusive as simulações com os toques das sirenes que já estão sendo implantadas. Ao questionarmos quanto às técnicas utilizadas nas barragens e periodicidade de fiscalização, a empresa afirmou que essas vistorias passaram a ser diárias, (antes eram quinzenais) e as técnicas são as melhores, inclusive com todas as licenças em dia. A manutenção dos empregos, outra grande preocupação, a empresa reafirmou o compromisso, por meio do gerente-geral Rodrigo Chaves e de seu presidente Fabio Schvartsman, que não haverá demissões em virtude do acidente de Brumadinho e em caso de uma eventual paralisação de produção nas Minas de Itabira”, diz André Viana.

A nota diz ainda que o “Metabase Itabira continuará empenhado para amenizar o anseio do povo que deseja informações. Itabira está sedenta por paz, tranquilidade ao deitar e nós, diretores do Metabase Itabira, legítimos e únicos representantes dos trabalhadores da Vale em nossa extensa região, cumpriremos nosso dever de defender a todo custo, custe o que custar, os interesses que beneficiam nosso município. Semanalmente teremos encontros com representante da empresa que trará informações pertinentes à atual situação”.