Simulado atrai 7.770 e testa aplicativo de rompimento de barragens em Itabira

Foto: pessoas sendo recebidas no ponto de apoio no bairro João XXIII

Conforme a Vale, 7.770 moradores de 27 bairros de Itabira participaram do simulado de emergência de barragens de mineração, o que corresponde a 40,9% do público esperado, cerca de 19 mil. Empregados da mina Conceição, que estavam trabalhando na ocasião, também participaram do treinamento.

A ação teve caráter preventivo e foi realizada pela defesas civis Estadual e Municipal e a Vale, com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A Vale participou da atividade com mais de 4 mil funcionários, entre próprios e terceiros, e prestou todo apoio logístico aos órgãos competentes, além de receber e orientar a população nos pontos de encontro.
O objetivo da atividade foi orientar a população residente nessas áreas sobre como proceder em caso de emergência de barragem. O treinamento teve duração de uma hora, das 15h às 16h. Foram instalados, na ocasião, 96 pontos de encontro em áreas seguras do município.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.

Aplicativo Alerta de Barragens

Durante o simulado, foi testada a primeira versão do aplicativo “Alerta de Barragens”. O programa foi desenvolvido pela Vale em parceria com a Defesa Civil Estadual e orienta sobre rotas de fuga, pontos de encontro e locais seguros. Os pontos de melhoria serão considerados para a segunda versão do aplicativo.