Sicredi inaugura agência moderna em Itabira

O presidente da instituição, Geraldo Ott Filho (1º a dir.) no descerramento da faixa ao lado de colaboradores e secretário municipal de Governo, Bernardo Rosa

  • COOPERATIVISMO

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) inaugurou em Itabira, na quinta-feira (24), sua primeira agência em Minas Gerais. Pioneira no cooperativismo no Brasil, a instituição, que acumula mais de 100 anos de existência, já abre suas portas na cidade com uma carteira de 200 associados.

“Estaremos aqui para apoiar vocês no desenvolvimento”

Gerente da agência de Itabira, Gustavo Bunde

O evento de inauguração reuniu autoridades, empresários, investidores e personalidades itabiranas, além de várias outras pessoas da sociedade. Contou também com membros do conselho de administração e fiscal, diretoria e colaboradores da cooperativa matriz.
“Independentemente de onde as nossas pessoas mais necessitadas estão, no Gabiroba, no Penha, nos distritos de Senhora do Carmo ou Ipoema, independentemente de onde for, nós estaremos aqui para apoiar vocês no desenvolvimento, e para que assim nós construamos uma Itabira mais próspera para todas as pessoas”, disse o gerente da agência de Itabira, Gustavo Sedrez Bunde.

“Itabira tem agora um grande parceiro para desenvolver esses projetos de diversidade”

Disse o presidente da instituição, Geraldo Ott Filho

O presidente da instituição, Geraldo Ott Filho discursou, destacou a história da cooperativa e ainda explicou a intenção do empreendimento na cidade. “Somos uma cooperativa de crédito que teve sua origem no meio rural, no Rio Grande do Sul. Como uma associação, temos um compromisso com o lugar onde estamos, por isso, não importa o tamanho da cidade, mas a sustentabilidade daquela unidade”, argumentou.

De acordo com ele, a abertura das agências contribui para a expansão do cooperativismo de crédito nas cidades. Os benefícios do cooperativismo são estimados em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pela Sicredi em 2020. Diz o estudo, que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

A Sicredi chegou em Itabira para ficar

“O Sicredi é do tamanho que aquela cidade onde ele está desejar. Então, isso aqui tudo vai ser do tamanho do que vocês desejarem. Do que a região desejar”, afirmou o diretor executivo da instituição, Juliano Nunes de Oliveira.

Ele afirmou que a Sicredi chegou em Itabira para ficar. E coloca a instituição como parceira do município para desenvolver projetos de diversificação junto com os demais segmentos, com a função de cooperar no desenvolvimento econômico e social. “Itabira tem agora um grande parceiro para desenvolver esses projetos de diversidade junto com todas essas entidades que já foram nominadas aqui”.

O Sicredi está presente em 2 mil pontos, em todos os estados. Em Minas Gerais, são cerca de 120 agências espalhadas. Em 200 municípios, é a única instituição financeira. “Nossas instalações são modernas, mas o que vai nos levar para o futuro é o relacionamento. Uma cooperativa, quando ela nasce e aí nós temos um patrono, nós deixamos um registro de uma frase que representa muito o cooperativismo no mundo, que não nasceu hoje. Ele já diz que essas pessoas para se reunir, elas sempre têm um problema em comum para resolver e assim nasce o cooperativismo”, completou.

Cooperativa é gaúcha e vai abrir 26 agências na região

O Sicredi foi criado no Rio Grande do Sul há mais de 100 anos e agora lança seu projeto de expansão em Minas. Está prevista a abertura de 26 agências somente na região do entorno de Itabira

O evento de inauguração reuniu autoridades, empresários, investidores e personalidades itabiranas, além de membros do conselho de administração e fiscal, diretoria e colaboradores da cooperativa matriz

O processo de implantação da agência itabirana teve início há aproximadamente 12 meses e, antes da agência física, atendia em escritório compartilhado na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), onde permaneceu por 90 dias.
No evento, o secretário municipal de Governo, Bernardo de Souza Rosa, representando o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), falou sobre a importância econômica da abertura desta agência do Sicredi, sobretudo em relação à proposta do atual Governo Municipal. “Um dos pilares desta gestão municipal é a diversificação econômica. Itabira se sente honrada por poder ser um dos 153 municípios escolhidos pelo Sicredi para ter uma agência. O cooperativismo hoje vem propiciar ao cidadão recursos, juros mais baixos”, disse o secretário, que agradeceu em nome do itabirano.

Equipe da Sicredi em Itabira

A agência está localizada em um ponto estratégico da cidade, na rua Dona Modestina, próximo à praça Acrísio Alvarenga, no Centro, e conta com uma nova ideologia de atendimento, sem portas giratórias, sem filas e sem caixa. São três salas de coworking e uma sala de reuniões, que podem ser utilizadas por associados e não-associados, mediante agendamento.

Além da agência física, a instituição oferece uma múltipla rede de canais (mobile e internet banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp).
Representantes de diversas entidades civis como Acita, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), clubes de serviço e Irmandade Nossa Senhora das Dores, além de diversas personalidades da sociedade, estiveram presentes na inauguração.

Matéria publicada na edição 774 do Folha Popular

  • Mais imagens da inauguração da Sicredi