Serviços emergenciais de limpeza e urbanização ganham celeridade com comitê especial

Ações já estão sendo realizadas pela cidade

A Prefeitura de Itabira criou o comitê de zeladoria para centralizar as ocorrências e executar os serviços emergenciais com mais rapidez. O programa tem como objetivo integrar ações de limpeza, conservação e urbanização, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Meio Ambiente (SMMA) e Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT). Inclui, também, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).

Após o mutirão de limpeza realizado no bairro Gabiroba, dia 29/1, o comitê seguiu com novas ações no local: operação tapa-buraco, atendimento do Saae, educação ambiental, roçada e capina. Mas, ainda em fase de implantação e devido às chuvas, a zeladoria atuou em diversas ocorrências registradas na cidade.

Concomitante às ações do mutirão, a Secretaria de Obras e o Saae, em parceria, focam na resolução dos problemas de infraestrutura evidenciados pelas últimas pancadas de chuvas em janeiro e neste início de fevereiro. Até o momento, a equipe da SMOTT já catalogou mais de 400 buracos que precisam de solução imediata e uma frente de trabalho foi montada com esse propósito, levando em consideração os pontos mais críticos e de maior movimentação de pedestres e veículos.

Nesta semana, o comitê finalizará os serviços no Gabiroba e entrará com ações no Centro Histórico, no bairro Campestre e nas avenidas Integração e Mauro Ribeiro Lage.

Educação ambiental

Faz parte do rol de serviços do programa, a campanha “Responsabilidade Compartilhada”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre separação, acondicionamento e disposição do lixo, estimulando a prática da coleta seletiva.

A campanha é realizada de porta a porta pelas equipes da Itaurb e da SMMA, liderada pelo educador ambiental da empresa pública, Leomar de Brito.