O HNSD apresentou aos representantes do Senai a ideia de promover a aproximação entre as duas instituições e pontuou dois desafios
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), farão uma parceria para otimizar a utilização de alguns equipamentos e também promover a melhoria de alguns processos internos. As ações serão desenvolvidas por meio do programa Saga Senai de Inovação, que tem como objetivo desenvolver soluções e serviços em educação, inovação e tecnologia.
O HNSD apresentou aos representantes do Senai a ideia de promover a aproximação entre as duas instituições e pontuou dois desafios, que serão o pontapé inicial do programa. O primeiro deles é a redução dos ruídos produzidos pelos carrinhos utilizados no transporte de alimentação aos pacientes e os que são utilizados para transportar as roupas de cama e vestuário até a lavanderia.
Já o segundo desafio é criar um sistema que possibilite um melhor controle do acesso aos medicamentos potencialmente perigosos. A ideia é criar um sistema que libere a medicação em um horário programado ou mediante um acesso exclusivo. A intenção é melhorar a segurança dos pacientes, reduzindo também os casos de extravio de medicação ou medicação sendo tomada fora do horário prescrito.
André Alex Freitas Carvalho, analista de projetos do Núcleo de Inovação do HNSD, explica que a instituição foi cadastrada no banco de dados do Senai, que recebe uma série de solicitações de melhorias. Agora, serão mapeados pontos de melhoria e demandas de processos e desenvolvimento de produtos que auxiliem o hospital na execução de tarefas diárias. Depois de cadastradas as demandas, as unidades do Senai começam a propor ideias e soluções de como resolver os problemas e se aceitas, serão desenvolvidas.
“Essa parceria será incrível para as duas partes. Teremos uma agilidade maior para resolver demandas de soluções e propor melhorias internas. Teremos a possibilidade de capacitar os nossos colaboradores nestas tecnologias e agregar ao Senai o oferecimento aos alunos de uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, em situações reais”, avaliou o analista em inovação.
Representantes do HNSD fizeram uma visita ao laboratório do Senai na última semana, para conhecerem os equipamentos e as tecnologias que serão utilizadas nesta parceria. A aproximação destas instituições, com a intenção de trazer melhorias para o hospital foi destacada pelo provedor Márcio Labruna.
“Precisamos inovar, modernizar e utilizar a tecnologia a nosso favor. Estamos em busca de aumentar a nossa qualidade de atendimento e não tem como investirmos em tecnologia e em parcerias que irão melhorar os nossos processos e produtos. Tudo isso tem uma única razão: melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Precisamos ter um tempo de resposta rápido e para isso precisamos de tudo funcionando muito bem. Estamos muito felizes com essa parceria com o Senai, com certeza trará muitos benefícios”, enfatizou o provedor.