O evento, promovido em parceria com o Sindicato Rural de Itabira, Emater e Senar, ocorrerá entre os dias 26 e 30 deste mês, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire
A Semana do Produtor Rural chega em sua 28ª edição e a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), celebra a data com palestras e dez cursos de capacitação gratuitos durante o evento que acontece entre os dias 26 e 30 deste mês, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida e da produtividade, por meio do compartilhamento de conhecimentos técnicos e profissionais.
Todos os cursos ofertados contam com as novas exigências legais, tecnológicas e com foco no agronegócio. As capacitações são voltadas para os produtores rurais, agricultores familiares, trabalhadores e profissionais liberais ligados às áreas rurais. As aulas serão ministradas no parque de exposições.
Nesta edição, os interessados podem se inscrever nos seguintes cursos: Artesanato em Bambu, Defumados (suíno), Operação e Manutenção de Trator Agrícola, Queijo (básico), Solda, Salgados e Doces para Festa, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (31) 3831-1380 e (31) 99339-0861.
Na sexta-feira (30), durante o encerramento, haverá a entrega dos certificados aos participantes dos cursos. Além disso, será comemorado o 7º Dia da Comunidade Rural com palestras, homenagens, sorteios de brindes e confraternização entre os promotores do evento e moradores das diversas localidades rurais do município.
A 28ª Semana do Produtor Rural é promovida pela Prefeitura de Itabira, mediante a SMAA Sindicato Rural de Itabira, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Grande evento de extensão do município, a primeira edição aconteceu em 1985 e, a partir de 1994, a Semana do Produtor Rural passou a ocorrer anualmente, em comemoração ao Dia do Produtor Rural.