Segurados do INSS que sofreram descontos indevidos estão tendo atendimento tranquilo nos Correio

Na agência da avenida João Pinheiro, em Itabira, não teve nenhum problema

03/06/2025 – A agência de Correios de Itabira surpreendeu ao manter uma movimentação tranquila no primeiro dia de atendimento aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos em seus benefícios. Segundo a gerente operacional, Graziele Sales, a agência local, ao contrário do que se ouviu falar das agências das grandes cidades, não teve nenhum problema.

Segundo a gerente, o sistema funcionou normalmente. Apesar da agência só ter aberto no período da tarde, Graziele Sales disse que a demanda se manteve abaixo do esperado. Em compensação, o sistema fluiu garantindo um atendimento ágil.

O governo liberou uma lista com os nomes e endereços das agências em todo o país que vão prestar o serviço. Em Itabira, o auxílio ao segurado do INSS está concentrado na agência situada na avenida João Pinheiro, Centro. Entretanto, as portas são abertas ao público apenas no período da tarde.

Nos municípios vizinhos, como São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Santa Maria, também foram escolhidas as agências mais centralizadas. Em João Monlevade, os beneficiários que precisarem de ajuda devem se dirigir à agência do bairro Carneirinhos.

O atendimento será gratuito, com prioridade para aposentados e pensionistas. Algumas unidades contarão com filas preferenciais e guichês exclusivos. Esse, entretanto, não é o caso de Itabira, onde o controle é feito por ordem de chegada e retirada de senha.

O novo atendimento faz parte de uma parceria nacional firmada entre os Correios e o INSS, anunciada no último dia pelo Ministério da Previdência. O atendimento tem a pretensão de facilitar o acesso a quem enfrenta dificuldades em utilizar os canais digitais do INSS ou que não querem usar o aplicativo Meu INSS. A popularização da internet, na opinião de Graziele Sales, é um dos motivos da demanda não ter se exaltado.

Por meio do serviço prestado, os correios vão auxiliar aposentados e pensionistas do INSS a contestar e rever descontos indevidos nos seus benefícios. A medida ainda visa ampliar o acesso da população a serviços previdenciários, sobretudo em regiões que não possuem unidades físicas do INSS.

Nas agências, os segurados poderão receber ajuda para: verificar se houve desconto não autorizado; contestar valores descontados sem autorização, confirmar autorizações previamente dadas; acompanhar o andamento das contestações; avaliar e contestar documentos apresentados por associações; receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.

Os beneficiários devem apresentar um documento oficial com foto. Não é preciso levar extrato bancário, comprovante de inscrição ou contracheque.