Secretaria de Saúde de Conceição alerta sobre risco com animais peçonhentos


Manter limpos quintais e jardins das residências, não acumular folhas secas e lixo domiciliar são ações que ajudam a evitar a criação de um ambiente favorável à proliferação desses animais

 A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para o maior risco de acidentes com animais peçonhentos durante o período de verão, dezembro a março, quando há um aumento no número de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano.
A Secretaria Municipal de Saúde segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. O órgão estadual informa que até o início deste mês de dezembro de 2018, foram mais de 45 mil acidentes com animais peçonhentos notificados em Minas Gerais, com 66 mortes relacionadas. Esses números aumentaram em relação ao ano de 2017, quando ocorreram cerca de 40 mil casos e 58 óbitos. A maioria dos acidentes foi – e continua a ser – causada por escorpião.
EVITANDO ACIDENTES
A melhor forma de evitar os acidentes é adotar medidas de prevenção. Como o contato com os animais peçonhentos ocorre, geralmente, durante a realização de atividades que envolvem a manipulação de galhos, troncos, folhas e coleta de frutos, recomenda-se atenção especial nessas ocasiões, principalmente com as crianças.
É recomendado manter limpos quintais e jardins das residências, além de não acumular folhas secas e lixo domiciliar. Também é importante evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplanagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento e umidade. Além disso, é recomendado colocar telas nas aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos fechados. (Informações da Secretaria Municipal de Saúde).