Secretaria de Meio Ambiente abre cadastro para consultores ambientais

Os profissionais farão parte de uma lista que será disponibilizada para empresas que precisam de regularização ambiental

Com o objetivo de criar um banco de dados para divulgação junto às empresas e empreendedores que necessitam de regularização ambiental para exercer diversas atividades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está com inscrições abertas para o cadastramento de Consultores Ambientais. Podem se inscrever empresa ou pessoa física, a partir desta sexta-feira (10). Os interessados deverão preencher um formulário on-line, até o dia 10 de março, no seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnTUUl_AVccCgyVdYTwVkcXGxkKgLgczRDyibQFSSoaHeslA/viewform?usp=sf_link

O cadastro pode ser feito por engenheiros e técnicos que atuam com regularização ambiental. Os profissionais inscritos serão incluídos em um banco de dados, que será amplamente divulgado. Assim, as empresas podem consultar o profissional desejado, com todas as informações pertinentes, antes da contratação do serviço.

O público-alvo é o profissional que assina e se responsabiliza pelas informações técnicas necessárias aos processos de licenciamento e intervenção ambiental, monitoramento de condicionantes, dentre outros serviços, junto ao Município. Empresas que realizam serviços ambientais como laudos da qualidade da água e efluentes, monitoramento de ruídos e emissão de poluentes atmosféricos, também poderão fazer o Cadastro de Consultor Ambiental.

O consultor não precisa, necessariamente, ter uma formação na área ambiental, porém é necessário que tenha a atribuição para realizar a atividade proposta e estar ligado ao seu Conselho de Classe. O conselho deverá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que atesta a formação e conhecimento necessário para que o profissional possa exercer determinada atividade.

Documentação necessária:
• CPF (para pessoa física);
• Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
• Número de inscrição profissional registrado devidamente no órgão de classe; comprovante de quitação das obrigações junto ao conselho de classe (em caso de pessoa jurídica encaminhar nome das pessoas que serão os responsáveis técnicos);
• Carta de Serviços.

Mais informações pelos telefones: 3839-2715/3839-2137 ou pelo e-mail: meioambiente@itabira.mg.gov.br