Vacina contra raiva segue até 3 de agosto em Catas Altas

A Prefeitura de Catas Altas vacinou 1.036 animais contra a raiva até o dia 14 de julho nos postos itinerantes da sede e do distrito do Morro D’Água Quente e, de casa em casa, na zona rural. No total, foram 906 cachorros e 130 felinos.

A campanha segue até o dia 03 de agosto. No dia 28, a imunização será feita das 8 às 12 horas nos bairros Sol Nascente (pracinha da rua Nico Bileto) e Santa Quitéria (pracinha da rua Nossa Senhora do Carmo)

Devem ser vacinados animais acima de três meses.

Raiva
É uma doença mortal, causada por um vírus que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva do animal doente por mordedura ou lambedura em pele lesada. O cão é um dos animais mais importantes na cadeia da transmissão da raiva urbana.

Os sintomas mais comuns nessa espécie são: mudança geral de comportamento; fotofobia (medo da luz procurando, desta maneira, lugares escuros); agressividade; andar cambaleante, mordendo qualquer objeto à sua frente; procura de água e alimento sem conseguir engolir devido à paralisia da mandíbula, língua e glote. A morte ocorre após o aparecimento dos sintomas, em média de 5 a 7 dias.

Em caso de mordida
Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e não matar o animal agressor. Caso não seja seu, procure identificar o proprietário ou mantenha-o em local seguro. Procurar o pronto-socorro para receber a medicação adequada e ser orientado quanto à doença e tratamento antirrábico, se necessário.