Último levantamento do ano para apurar infestação do Aedes aegypti em Itabira começa hoje

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão devidamente identificados com crachá e uniforme

21/10/2024 – Começou nesta segunda-feira (21), e vai até a próxima sexta-feira (25), as visitas nos imóveis para a confecção do terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em Itabira.

A Prefeitura informou que os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão devidamente identificados com crachá e uniforme.

Não foi informado quantos domicílios serão vistoriados, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, bairros, quarteirões, ruas e imóveis já foram sorteados, por meio do aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, e a equipe já está se preparando para iniciar os trabalhos.

O resultado permitirá que o município intensifique as ações em conjunto com a população, que também é responsável por fazer sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

  • Notificações

Até o início do mês de agosto, Itabira registrou 39 mil casos suspeitos, sendo que 76% desses casos se confirmaram. O número de notificações de óbitos chegou a 26, com 16 confirmados.

O Liraa, feito no período de inverno, divulgado em agosto, mostrou queda na infestação do mosquito transmissor da dengue, ficando abaixo do valor máximo tolerado pelo Ministério da Saúde ficando em 0,3, o que significa que a cada 100 imóveis visitados, apenas 0,3 apresentaram focos do mosquito. Mas isso foi antes de começar as chuvas.

A preocupação agora é envolver toda a população nos trabalhos de prevenção.