Sobe rapidamente número de pessoas suspeitas de Covid-19 na região

Número de notificações no Brasil representam 11% da realidade

Em uma semana, dos sábados 21 e 28 de março, o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação em Itabira saltou de sete para 164 conforme balanço até às 17h de hoje. Destes registros, apenas uma senhora idosa segue internada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Até o momento, um caso foi confirmado na cidade e o paciente não apresenta sinais graves da doença e está sendo acompanhado em casa. A Prefeitura informa ainda que seis outros casos suspeitos foram descartados, inclusive de um jovem de 19 anos internado no HNSD.

Na região, Santa Maria de Itabira acompanha 10 pessoas suspeitas de terem contraído o vírus.
Em Barão de Cocais, existem 44 casos suspeitos, 104 em monitoramento assintomático e 18 casos descartados.
Em João Monlevade, conforme último balanço, são 51 casos suspeitos.
Em São Sebastião do Rio Preto, um caso suspeito.
Em Catas Altas, são 17 casos em monitoramento e um suspeito.

Número de notificações no Brasil representam 11% da realidade

Conforme matéria publicada pelo portal Folha de São Paulo, neste sábado (28), no Brasil os casos notificados representam em média 11% da realidade.

Para Antônio Augusto Moura da Silva, médico epidemiologista e professor da Universidade Federal do Maranhão, a taxa de identificação talvez seja até inferior a 10%.

O médico explica que a demora em chegar à conclusão sobre a causa da morte em casos suspeitos de infecção por coronavírus faz com que o número de casos identificados esteja atrasado em relação à realidade.

“As pessoas estão morrendo nos hospitais e sem diagnósticos. Temos algumas mortes diagnosticadas como suspeitas, mas você não tem a confirmação do óbito”, disse.