Sem reconhecer que ‘cochilou’ em relação a dengue, Marco Antônio determina funcionamento dos PSFs neste fim de semana

Ação do governo só acontece após Pronto Socorro registrar alto número de atendimento

31/01/2024 – Sem reconhecer que deixou de agir logo após o início da alta da proliferação do Aedes Aegypti, em maio de 2023, e que agora não se trata de notificações, mas de pessoas doentes, lotando o Pronto Socorro Municipal, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), busca remediar a situação anunciando que os PSFs (Programa de Saúde da Família) abrirão, neste sábado (3) e domingo (4), para atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. As unidades de saúde funcionarão com oferta de atendimento para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. O Hospital Carlos Chagas também segue com ambulatório exclusivo para casos de dengue e outras arboviroses.

A informação foi dada pelo próprio prefeito em entrevista à Rádio Pontal, na manhã desta quarta-feira (31).

“O ambulatório é para aqueles pacientes que têm confirmado a dengue, precisam de cuidados especiais e permanecer no ambulatório. Esse ambulatório muito bem montado completa o atendimento que é feito hoje no Pronto Socorro. E além do ambulatório, o processo é, se sentiu algum sintoma, vá procurar um PSF, O PSF a partir de sábado e domingo agora vai funcionar nos finais de semana”, orientou o prefeito.

O prefeito garante que a situação atual da dengue (em que os casos dispararam) é uma questão de crise sanitária nacional e a Secretaria de Saúde de Itabira está preparada para a crise. Marco Antônio afirmou ainda que Itabira é hoje um município mais eficiente na notificação, o que justifica a alta incidência de casos na cidade. “Itabira aparece com maior número de casos e notificações porque é um dos municípios mais eficientes na notificação”.

De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (30), o município tinha registrado 4.674 notificações, 3.122 em investigações, 1552 positivos, 28 pacientes internados e 3 mortes.