A programação acontece a partir das 7h, iniciando com uma caminhada e passeio ciclístico, informou o vice-prefeito André Torres
27/10/2023 – Visando estimular homens e mulheres a realizarem exames preventivos, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira, por meio das secretaria de Esportes e Lazer e de Saúde, promove neste domingo (29), o Dia D das campanhas Outubro Rosa, mês em que é comemorado mundialmente a prevenção do câncer de mama e Novembro Azul, que também é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O evento é voltado para a família e contará com ações esportivas, palestras de conscientização em relação ao tema e ações de saúde com aferição de pressão arterial, entre outras.
Com o movimento, a Secretaria de Esportes faz ainda uma festa para as crianças, em alusão ao Dia da Criança, comemorado no dia 12.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Esportes André Torres, a programação acontece a partir das 7h e se estende por toda a manhã, iniciando com uma caminhada e passeio ciclístico. Todo o evento se concentrará na quadra do Santa Maria Esporte Clube (Smec). A caminhada e o passeio estão previstos para começar às 7h30, saindo da frente do Smec para percorrer as ruas centrais.
A programação prevê ainda rua do lazer, com muita brincadeira e diversão, voleibol, queimada, truco, peteca, handebol, futebol de campo e futsal.
Paralelo às atividades esportivas e recreação, serão proferidas três palestras: Às 8h30, o médico mastologista Danilo Costa, aborda o tema prevenção do câncer de mama; na sequência, Oncoviva Associação faz uma apresentação e às 9h a nutricionista Leonisa Barroso fala sobre a importância da alimentação para a prevenção do câncer.
A série de palestras será encerrada com o tema; Prevenção do câncer de próstata, pela médica clínica geral, Raquel Hallack.
Para blindar o Dia D, a partir das 11h, os artistas locais Marinalva, Isadora, Lívia Enilda e Gabriel, sobem ao palco em um show de encerramento.
- Campanha
A Campanha, promovida anualmente, consiste em dois meses de mobilização e intensificação das ações de prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata.
André Torres explica que a proposta chama também a atenção para adoção de práticas de atividade física e alimentação saudável, minimizando os riscos, não apenas do câncer de mama, mas também de várias outras doenças.
“O objetivo é trabalhar a mobilização social e ampliar as ações e estratégias para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, de colo de útero, de próstata e risco cardiovascular, voltadas para as mulheres e homens nesses dois meses de intensificação”, explicou vice-prefeito.