Quatro PSFs de Itabira atendem neste sábado pessoas com sintomas gripais

Drive-thru da Prefeitura terá testagem de assintomáticos

Unidades estarão de portas abertas das 7h às 17 horas, com equipes completas, triagem e testagem para Covid-19

Quatro unidades básicas de saúde estarão de portas abertas em Itabira neste sábado (8), para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas gripais. Os PSFs funcionarão das 7h às 17 horas, com equipes completas, triagem e testagem para Covid-19. No mesmo dia, o drive-thru da Prefeitura estará aberto, das 8h às 12h, para testagem de assintomáticos.

Estarão funcionando as seguintes unidades: Pedreira I e II, Gabiroba de Cima I e II, João XXIII/Machado e Nossa Senhora das Oliveiras.

A ação é mais uma estratégia para aliviar a pressão no Pronto-Socorro Municipal de Itabira, que registra alta nos índices de atendimento desde o início de janeiro. A indicação é de que as pessoas com sintomas leves procurem os PSFs, enquanto o PSMI seja dedicado apenas ao atendimento de casos mais graves.

Desde essa quinta-feira (6), todos os 32 PSFs de Itabira estão direcionados para atendimento de sintomáticos gripais. Isso até que esteja pronto o novo ambulatório exclusivo para pessoas com esse tipo de sintomas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A previsão é de que a unidade passe a funcionar já na próxima segunda-feira (10).

“O cenário muda rápido e exige que a gente também aja rápido. É momento de ter novas alternativas e de reforçar os cuidados. Uso de máscara é imprescindível, assim como higienizar as mãos constantemente e praticar o distanciamento social. Além, claro, de continuarmos firmes com a vacinação contra a Covid-19”, diz a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio.

Testagem de assintomáticos

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a testagem de assintomáticos por livre demanda. A estratégia teve início ainda antes da virada do ano e tem auxiliado o município na tomada de ações acerca do controle da pandemia.

Neste sábado, o drive-thru da Prefeitura estará funcionando entre 8h e 12h, para que as pessoas que estejam sem sintomas possam saber se estão ou não infectados pela Covid-19.