Conferência de Saúde em Passabém
Foto: o evento aconteceu na quadra poliesportiva do município e reuniu profissionais da área e membros da sociedade civil
A melhoria e readequação dos serviços de saúde na prevenção e promoção da saúde durante e pós Covid-19, foi tema da VI Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Passabém. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do município e reuniu profissionais da área e membros da sociedade civil.
Aberto a todo público, o evento tinha como objetivo envolver a população no debate e encaminhamentos de propostas que contribuam para a elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor. “Sobre os temas das palestras tentamos fazer uma conferência onde a população conhecesse os serviços oferecidos pelo Município”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Dellyane Drumond, remetendo ao fato de que a participação popular na conferência para o exercício da democracia faz parte da política de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os assuntos tratados pelo programa também foram abordados em palestras por profissionais de saúde do município, dando muito mais liberdade ao público de interagir e de entender.
Conhecidos pela população, a servidora Suellen Degmara Morais de Almeida e o médico Matheus Luiz Lopes Amaral falaram sobre os “serviços de atenção básica ofertados na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Cândido da Costa e Viviane Andrade Rodrigues fez uma explanação ampla dos serviços de saúde bucal. Já Yasmim Maria Meira abordou o tema “Vigilância em Saúde”.
O funcionamento dos serviços do Centro de Saúde, da Farmácia de Minas; além dos serviços de agendamento e regulação de exames, consultas e cirurgias, a Secretaria Municipal de Saúde e a atenção hospitalar, também fizeram parte das apresentações.
Ao final, a conferência aprovou diversas propostas de interesse da comunidade para melhoria da saúde no município, entre elas a realização de atendimento no PSF uma vez ao mês para a população de Cachoeirinha e localidades; manutenção e renovação de receita médica no PSF uma vez na semana, manutenção do horário dos carros e saída com 1h30 de antecedência para Itabira e 4h para Belo Horizonte, entre outras.
Para representar Passabém na etapa estadual, será convocada uma eleição para delegados assim que a próxima etapa for definida.
O prefeito Ronaldo Agapito de Sá, o presidente da Câmara Municipal, Luciano de Moura Viana, e a sargento da Polícia Militar Rosiane Rodrigues dos Santos, acompanharam toda a programação.
Matéria publicada na edição impressa do Folha Popular