Prefeitura de Passabém promove palestras para qualificar o atendimento da pessoa com deficiência

A psiquiatra infantil Marine Finotti deu início as atividades na noite desta quinta-feira (28)

29/09/2023 – A Prefeitura de Passabém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quinta-feira (28) ao primeiro seminário da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPD). O evento tem como público alvo profissionais da Educação, da Saúde e da Assistência Social. A programação apresenta uma série de palestras e acontece no Recanto Social, na Rua 19 de Março, Centro.

Casa cheia para o primeiro seminário da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência

A abertura foi feita às 18h de ontem pela psiquiatra infantil Marine Finotti. Ela abordou as temáticas Deficiência Intelectual: conceito, classificação, critérios e diagnósticos; as principais causas da deficiência intelectual: quando suspeitar, como encaminhar e como intervir e O transtorno do Espectro Autista (TEA) como comorbidade: a importância do diagnóstico precoce, principais tratamentos e intervenções.

A psiquiatra infantil Marine Finotti durante apresentação

“O simpósio tem como objetivo qualificar o atendimento à pessoa com deficiência, seja ela visual, auditiva ou física, intelectual ou múltipla no SUS [Sistema Único de Saúde] e vai desde a atenção básica até a reabilitação”, diz uma das organizadoras, Nayane Lage, destacando que a ênfase maior é para os problemas cognitivos

Servidores na palestra desta quinta-feira (28)

A programação segue nesta sexta-feira (29), das 8h às 15h30, com palestras das especialistas Ozana Leal e Lucrécia Vera, que vão falar da Deficiência intelectual e as principais dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e matemática; Recursos de adaptação em atividades e avaliações; A importância da atenção e da memória para o aprendizado; Estimulação das habilidades cognitivas e funções executivas e Manejo comportamental e psicoeducação: como o professor pode estruturar brincadeiras e atividades?