Prefeitura de João Monlevade faz atividades de prevenção às hepatites virais

As ações integram a campanha Julho Amarel

22/07/2023

Na próxima semana, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diversas atividades de conscientização e prevenção às hepatites virais. As ações integram a campanha Julho Amarelo e buscam reforçar a vigilância, precaução e controle dessas enfermidades.

Referência técnica do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Prefeitura, a enfermeira Driele Pereira da Silva Alves, explica que o objetivo é ampliar o diagnóstico, a vigilância e o controle das hepatites virais e minimizar a incidência das Hepatites B e C como problema de saúde pública

Além disso, a atividade procura ampliar a cobertura vacinal da Hepatite B, principalmente em mulheres em idade fértil e aumentar o número de diagnóstico da Hepatite C para pessoas acima de 40 anos, usuários em tratamento para a dependência química e em tratamento para insuficiência renal. “Ressalta-se, especialmente, a vacinação de mulheres em idade fértil, contra a Hepatite B, com a finalidade de prevenir a transmissão vertical do vírus”, salientou Driele Alves.

Os casos positivos de Hepatite B ou C serão encaminhados para realização de exames complementares e avaliação com médico especialista, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, localizado na rua 17, nº 28, no bairro Vila tanque.

Confira a programação

Dia 25/07 – 8h as 10h e 13h30 as 16h Policlínica

Testes rápidos para Sífilis, Hepatites Virais e vacina de hepatite B, triviral, febre amarela, dupla adulto, bivalente e influenza, e acerto de cartão para a população geral.

Dia 27/07 – 13h30 as 17h / Dia 28/07 – 7h30 as 11h – Auditório da Prefeitura

Vacina de hepatite B, triviral, febre amarela, dupla adulto, bivalente, influenza para a população geral.

Palestra Informativa sobre Hepatites Virais e testes rápidos para Agentes Comunitários de Saúde, Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos de Enfermagem da Prefeitura.

É necessário apresentar o cartão de vacina.