Posto de Saúde de Santa Maria abre para aplicação da 4ª dose da vacina contra covid e gripe neste sábado

Os interessados em receber a segunda dose de reforço da vacina no Município podem procurar o PSF Dona Nazinha, das 8h às 12h

O posto de saúde de Santa Maria de Itabira vai abrir neste sábado (9), para a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19. A dose está sendo oferecida para pessoas acima de 40 anos, por livre demanda. Na ocasião, toda a população também poderá se vacinar contra a gripe Influenza.

Até então, a quarta dose estava disponível apenas para idosos e imunossuprimidos. A ampliação do grupo é uma recomendação do Ministério da Saúde, que considerou, para tanto, a redução da efetividade dos imunizantes com o passar do tempo, a segurança da medida e o cenário epidemiológico do país.

Os interessados em receber a segunda dose de reforço da vacina no Município podem procurar o PSF Dona Nazinha, das 8h às 12h. A aplicação deve obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Itabira, começou a aplicar esta segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 na segunda-feira. Conforme a secretária de Saúde, Izabela Lott, o santa-mariense tem correspondido bem às campanhas de imunização e se conscientizado da importância da vacina.

“A população de Santa Maria está bem receptiva com a 4ª dose da vacina covid. O movimento na sala de vacinação covid está tendo movimento o dia todo e as repescagens nos fins de semana estão sendo super proveitosos”, disse.

A gestora da pasta destaca ainda que os casos de covid estão aumentando em Santa Maria de Itabira, a exemplo do que ocorre em todo Brasil. O Município vivencia uma nova onda da doença e para frear o índice de contaminação, a Prefeitura voltou um pouco atrás no relaxamento das restrições, determinando o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados.

Entretanto, até o momento, os casos positivos constatados, segundo Izabela Lott, foram de sintomas leves, sem registro de morte. “Somente um paciente precisou ser internado e o mesmo já recebeu alta e passa bem. Podemos atribuir essa queda de internações e sintomas graves ao sucesso da vacinação em nosso município”, comemorou a secretária de Saúde.

Paralela a ação de vacinação contra a covid, a Secretaria de Saúde também estará ofertando a vacina contra gripe e outras doses da vacina de covid para quem está com a imunização atrasada.

A vacina contra a gripe é para toda a população. Já em relação a covid, estão disponíveis a 1ª e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos. Os adolescentes e pessoas até 39 anos também serão atendidos neste sábado. Além das duas primeiras doses, esse público será contemplado com a primeira dose de reforço da covid-19, ou seja, a terceira dose. Já os maiores de 40 anos e profissionais da saúde podem receber as duas primeiras doses e as doses de reforço (3ª e 4ª doses), conforme preenchimento do cartão vacinal.

No Município, o imunizante fica à disposição da população no posto de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. No local, estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda ou para os reforços. Ela é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen, também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.