Passabém supera meta do Ministério da Saúde e vacina 106,78 % do público alvo contra Poliomielite

Equipe da multivacinação contra a poliomielite da Secretaria Municipal de Saúde de Passabém: Cíntia, Natália, Gabriela e Suellen

Na contramão do baixo índice de vacinação nacional, Passabém supera meta do Ministério da Saúde com crianças menores de cinco anos, que prevê imunização de 95% deste público. De acordo com dados do Vacinômetro, publicado na página oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, o resultado no município é maior que 100% na cobertura da multivacinação

Apenas 11 municípios da abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira conseguiram atingir a meta de 95% de cobertura vacinal até o dia 30 de setembro, prazo indicado pelo Ministério Público, num primeiro momento.

As ações que levaram ao sucesso da cobertura vacinal no município foram classificadas em envolvimento, comprometimento e conscientização. “Em Passabém, a gente tem conseguido alcançar a meta. Achava que com a Covid, devido a essa questão da vacina [poderia mudar]. Mas continuamos nosso trabalho, fazendo a busca ativa das crianças, conscientizando os pais e envolvendo as escolas. Graças a Deus, no Dia D da vacinação, concluímos nossa campanha”, disse a secretária municipal de Saúde, Dellyane Drumond.

Diante dos baixos índices de vacinação em todo o país, conforme propagado pela mídia, a secretária optou por intensificar o trabalho corporativo. “A gente fez num sábado desses a multivacinação e empenho da equipe, fazendo busca ativa dessas crianças, procurando escolas para atualizar o cartão vacinal. No dia, sábado, pegamos crianças que nem eram nossas, o que acabou dando mais de 100%”, esclareceu a secretária.

O objetivo da campanha de vacinação contra a poliomielite é, além de aumentar a cobertura vacinal contra a pólio, conscientizar a população e evitar que o vírus volte a circular no Brasil, que teve o último registro da doença em 1989. O país recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994.

Campanha de vacinação contra a pólio é prorrogada e tem Dia D neste sábado

NÚMEROS DAS CIDADES DA MICRORREGIÃO: VERDE: OK – AMARELO: ATENÇÃO – AZUL: BAIXO – BRANCO: MUITO BAIXO

  • Vacinômetro publicado na página oficial da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

Os pais que ainda não levaram os filhos para receber a imunização contra a paralisia infantil e os municípios que não conseguiram atingir a meta de vacinação, terão uma nova oportunidade neste sábado (22). O Ministério da Saúde prorrogou a campanha.

Esse é o caso de Itabira, por exemplo, que aparece na página do Vacinômetro com apenas 65,60% do público alvo contra a poliomielite vacinado. Quase metade das 5.718 crianças ainda precisam receber a dose.

Junto com Itabira, João Monlevade (64,25%), Bela Vista de Minas (71,25%), Nova Era (71,20%), São Sebastião do Rio Preto (60,27%) e Senhora do Porto (59,29%), integram a lista dos municípios em alerta.

Outros sete municípios que integram a GRS de Itabira também ficaram com índices abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Com a prorrogação da campanha de vacinação, foi dada também oportunidade para a atualização das cadernetas das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. Os serviços de saúde estão dedicando todos os esforços para que a vacina contra a paralisia infantil atinja a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (95%), única forma de garantir a segurança deste público.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica de Itabira.