Passabém e Barão publicam ações e normas para enfrentar o coronavírus

FOTO: Passabém, que completou no dia 19 deste mês 57 anos de emancipação, cancelou festas devido a pandemia

Mariana confirmou primeiro caso de Sars-Cov-2 na noite desta quinta-feira (19)

A velocidade de propagação do novo coronavírus no Brasil repete o padrão dos países que mais sofrem com o avanço da Covid-19, demonstram gráficos produzidos pela BBC News Brasil com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O crescimento de casos confirmados segue um ritmo parecido com o de países como Alemanha, França e Reino Unido.

Conforme boletins das secretarias estaduais de saúde, na noite de quinta-feira (19), o país contabilizou 647 infectados em 21 estados e no DF. Já são sete mortos no Brasil, cinco em SP e dois no RJ.

Na microrregião de Itabira, Mariana confirmou na noite desta quinta-feira (19) o primeiro caso de Sars-Cov-2, popular Covid-19, ou novo coronavírus. Na cidade existem oito casos suspeitos em analises.

Nos demais municípios, não foram registrados casos de pessoas infectadas pelo vírus. Por outro lado, existem casos suspeitos, sendo quatro em Itabira e Santa Maria de Itabira e cinco em João Monlevade aguardando resultados.

A informação preocupa e obriga as cidades a adotarem medidas drásticas para evitar o pior, como mortes em escala devido a falta de estrutura, como leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com equipamentos de ventilação mecânica para atender pacientes graves infectados pelo Covid-19.

Em Itabira órgãos públicos já estão com atendimentos restritos ou mesmo paralisados, como também em João Monlevade, Santa Maria de Itabira, Santa Bábara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas e por último, com data do dia 19 de março, conforme decretos, as cidades de Passabém e Barão de Cocais. Ambas alertam a população sobre os cuidados para evitar o coronavírus, como adotar confinamento doméstico ou trabalho home 0ffice e quais ações para enfrentar possíveis casos da doença.

Bares, restaurantes, academias, casa de shows e afins também ficam proibidos de funcionar a partir deste sábado (21) em grande parte destas cidades.


Gráfico de linha mostra crescimento de casos do coronavírus em vários países ao longo dos dias desde a primeira infecção, incluindo a China, que tem o período mais longo
Fonte: BBC NEWS BRASIL

Conforme nota, a Prefeitura de Passabém, por meio da Secretaria de Saúde, pede para a população permanecer em quarentena voluntária, em casa, e que procurare o Posto de Saúde ou Hospital somente em casos de urgência e emergência.

O decreto proíbe aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre e informa que o laboratório e Hospital São José irão atender por senha. Demais atendimentos como nutrição, fonoaudiologia e dentista estão suspensos.

Em Barão de Cocais não é diferente. O Decreto nº 55/2020, que reúne e reforça as determinações sobre o funcionamento de estabelecimentos, o expediente da Administração Municipal, e demais aspectos, com data de 19 de marco, trás as medidas de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O destaque é a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, formado pelos titulares das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento e Administração, Procuradoria, Executivo e Comunicação.

Por meio dele, a partir de sábado (21), todos os estabelecimentos comerciais que potencialmente promovam a aglomeração de pessoas deverão suspender suas atividades por tempo indeterminado, excetuando-se: comércio de produtos alimentícios; hipermercados, supermercados, mini-mercados, mercearias e armazéns; postos de gasolina; comércio varejista de gás; farmácias; laboratórios; clínicas; hospitais e demais serviços de saúde.

A suspensão das aulas da rede Municipal também está mantida por tempo indeterminado.

Já os atendimentos ao público em nível administrativo passam a ser por senha ou telefone e servidores com mais de 60 anos ou gestantes passam a trabalha de forma compulsória, em home office.

Em Catas Altas, a Prefeitura abriu chamamento público para contratar, de forma temporária, três médicos. Dois deles serão profissionais de demanda e um, do trabalho.

As inscrições para participar acontecem no próximo dia 26 de março, das 8 às 11h e das 13 às 15h na Secretaria de Administração e Fazenda.

Os novos médicos irão auxiliar no atendimento emergencial em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus.