Integrantes do grupo Doe Vida Itabira estiveram no Hospital Nossa Senhora das Dores, ontem (18) e hoje (19), ministrando uma palestra ao colaboradores sobre a importância do ato de doação voluntária de sangue. As palestras são para lembrar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
O HNSD apoia e incentiva a doação de sangue, a principal forma de manter os estoques dos bancos de coleta do estado de Minas Gerais. Atualmente, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
Douglas Alexander Moreira Silva, voluntário do Doe Sangue Itabira explicou que a doação de sangue, além de ser uma ação solidária aos pacientes que estão recebendo é também uma forma de auxiliar a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).
“[Doar sangue] É um ato voluntário, altruísta… para encher o coração. Temos que ajudar a completar o estoque de sangue na capital, devido ao grande número de acidentes e pessoas com câncer este estoque tem abaixado bastante, então, temos que dar a nossa contribuição para ajudar o estado”, resumiu o voluntário.
Quer doar sangue? Os interessados em doar sangue podem procurar pelo grupo Doe Vidas Itabira, que encaminham semanalmente grupos para Belo Horizonte, onde acontecem as coletas de sangue. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (whatsapp) 988891-2969, com o Douglas Silva e também pelo Facebook e Instagran. O HNSD também encaminha grupos mensalmente para o Hemominas, o telefone da agencia transfusional é 3839-1455.