Conscientização e cuidados são os principais propósitos da campanha
07/12/2023 – A Prefeitura de Passabém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um dia especial de atendimento à saúde do homem dentro das atividades do Novembro Azul, mês destinado à conscientização sobre o câncer de próstata. Foram realizados atendimentos de urologia para mais de 35 pacientes.
Profissionais coletaram sangue de pacientes acima de 50 anos para realização de PSA
A fim de prestar esclarecimentos e tirar dúvidas a respeito do câncer de próstata, o mês de novembro contou ainda com outras atividades especiais em alusão ao tema, com uma programação especial. A segunda atividade foi realizada no dia 29, em parceria com o Laboratório Duarte. Na ocasião, foi realizada coleta de sangue para realização de PSA em os pacientes acima de 50 anos, entre outros exames laboratoriais. Além disso, foi realizado também um jogo de perguntas e respostas sobre dúvidas mais frequentes relacionadas ao câncer de próstata. A programação foi finalizada com sorteio de brindes ofertados pelo Laboratório Duarte e uma saborosa mesa de café da manhã ofertada pela Secretaria de Saúde de Passabém.
“A saúde é um bem precioso, e a prevenção é fundamental. O Novembro Azul nos lembra da importância de cuidar da nossa saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata. Homens, não deixem de realizar os exames e cuidar de vocês mesmos”, disse o prefeito Ronaldo Agapito de Sá (PL).
O câncer de próstata, no início, não apresenta sintomas. Quando algumas mudanças começam a aparecer no dia a dia do homem, a doença já está em estágio mais avançado. O ideal é começar a prevenção aos 40 anos.
São realizados, inicialmente, exames de sangue. Caso dê alguma alteração é que são solicitados outros, como o toque retal. Todas as informações foram repassadas aos pacientes que prestigiaram as atividades.
Participantes da campanha durante lanche após as apresentações
O foco principal da campanha é chamar atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e uma conscientização do homem para que tenha um cuidado geral com a saúde. Pesquisas revelam que, em termos de números, o homem vive sete anos a menos do que a mulher. Um fator por trás disso está relacionado aos cuidados com a saúde.