Nova UTI do HNSD dobra capacidade de atendimento

O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) Vaquimar José Vaz e o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PDT) inauguraram na manhã desta terça-feira (7) os 10 novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a inauguração, que contou também com a participação da secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares, as autoridades destacaram os benefícios destes novos leitos para a saúde regional. Ao todo, o HNSD atende cerca de 30 municípios e com a nova estrutura, o hospital dobra a sua capacidade de internação intensiva.

O trabalho realizado pela provedoria do HNSD foi elogiado pelo prefeito em seu discurso. Segundo ele, a ampliação de serviços como a ampliação da UTI dependem de articulações junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, o que muitas vezes é burocrático.

“Estamos avançando, mas isso é um trabalho feito em parceria, entre a prefeitura e o hospital, o Conselho de Saúde. Existe um esforço muito grande em Brasília, por que realmente o recurso é pouco para atender os mais de 5 mil municípios brasileiros, temos que lutar, trabalhar, ir atrás de um deputado, um ministro e foi o que conseguimos fazer para entregar à população estes dez novos leitos”, destacou o prefeito.

Ao destacar a importância destes dez novos leitos para a região, Vaquimar Vaz relembrou toda a trajetória junto ao Ministério da Saúde para a ampliação deste serviço, que segundo ele, começou em 2012. De acordo com Vaquimar, a parceria com o Governo do Estado e também municipal foram “imprescindíveis” na ampliação da UTI no hospital.

“A inauguração de mais 10 novas alas de UTI em Itabira, no Hospital Nossa Senhora das Dores é fruto de muito trabalho, de uma articulação intensa junto ao Ministério da Saúde. As vezes as pessoas acham que estas idas a Brasília, as coisas resolvem do dia para a noite e não é. Precisamos estar em contato constantemente, não adianta pedir, solicitar e propor se não for acompanhar de perto. Muitos projetos são perdidos por não ter um acompanhamento mais presente”, destacou o provedor.

Colaboradora homenageada- A segunda ala da UTI no HNSD, recebeu o nome de Luiza da Silva Ramos em homenagem à colaboradora, que por 54 anos prestou seus serviços à instituição. Luiza Ramos chegou no HNSD em 1964, passou por diversos setores até se aposentar em abril deste ano.

Internos não terão a ‘síndrome da UTI’, destaca diretor executivo
Os 10 novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) são diferenciados, segundo destacou o diretor executivo da instituição, Alexandre Coelho. Segundo ele, a forma com que a unidade foi construída, não permite que os pacientes sintam o que ele chamou de síndrome da UTI”, que muitas vezes ficam desorientados, sem saber se é dia ou noite.

Além das janelas abertas, que permite a entrada da luz do sol, cada um dos leitos tem um relógio de parede. Outro destaque dado pelo diretor é a instalação de uma TV de plasma em cada uma das unidades, o que possibilita um entretenimento aos pacientes que estão conscientes.

“O mais importante da UTI é salvar vidas, esse é o papel principal. Mas a UTI do Nossa Senhora das Dores tem os diferenciais […] Imagina a pessoa ficar internada, sendo monitorada por aparelhos, com um nível de consciência, conversando e poder se entreter? Quem está na UTI sempre tem um processo de recuperação mais lento, mas são pequenos diferenciais que ao final do tratamento temos ganhos positivos”, destacou.