Municípios começam a receber vacina da Pfizer para crianças na próxima semana

O imunizante é destinado para crianças de 5 a 11 anos de idade

A Gerência Regional de Saúde de Itabira buscará neste sábado (15), as doses de vacina contra covid-19 para crianças, para imediato repasse aos municípios e início da aplicação das doses no público-alvo.

Os imunobiológicos fazem parte do 78º lote entregue pelo Ministério da Saúde ao Estado e se destinam à administração de primeira dose (D1) em 5,91% de crianças de 5 a 11 anos de idade.

O diretor Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, informa que a distribuição das 2.280 mil doses para os 24 municípios que compõe as microrregiões de saúde de Itabira, Guanhães e João Monlevade, começa já no início da próxima semana.

“Na coletiva de ontem, o secretário afirmou que o Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. E baseado nestes dados, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, ponderou Maurício.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, o universo de crianças de 5 a 11 anos em Minas é de 1,8 milhão. A expectativa é a de que todas elas recebam a primeira dose do imunizante até o final de março.

O país deve receber 4,3 milhões de doses da Pfizer específicas para imunização das crianças. Um aumento diante da estimativa inicial, que era de 3,7 milhões para administrar a primeira e a segunda dose do público infantil ainda no primeiro semestre de 2022.

  • Vacinação no Estado

Até 13/1, o percentual de cobertura vacinal contra covid-19 com a primeira dose já ultrapassou 91,96% da população acima de 12 anos, e a segunda dose alcança 86,27% desse público. Minas vacinou com a dose de reforço mais de 3.670.445 pessoas.