Monlevade busca implantar posto de coletas do Hemominas

Dr. Laércio e Fabrício visitam o Hemominas nesta quinta-feira (30)

O prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), acompanhados pelos vereadores Gustavo Maciel (Podemos) e Dr. Presunto (PDT), foram ao Hemominas, em Belo Horizonte, para se inteirar dos processos necessários para implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) na cidade.

A reunião ocorreu nesta quinta-feira (30), com a presidente da Fundação do Hemominas, Junia Cioffi, e sua equipe. Também esteve presente ao encontro o assessor do deputado estadual Tito Torres, João Augusto.

A presidente da Fundação do Hemominas informou que João Monlevade se enquadra nos requisitos para a implantação do Pace, mas é necessário que a cidade formalize o pedido de intenção para que os próximos passos sejam dados.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), afirmou que irá estudar os critérios e responsabilidades para a implantação e enviar o pedido de intenção para que o município implante o Pace.

“João Monlevade ganha muito com um Posto Avançado de Coleta Externa. Essa iniciativa é muito importante para aumentar o número de doadores de sangue e garantir que tenhamos bolsas disponíveis para aqueles que precisam. Tenho certeza de que podemos tornar esse projeto uma realidade em nossa cidade”, balizou Dr. Laércio.

“Sabemos que o acesso à doação de sangue é fundamental para salvar vidas e a implantação do Pace é um passo importante para facilitar essa ação. Estou comprometido em trabalhar junto com o prefeito Dr. Laércio para formalizar o pedido de intenção e garantir a implantação do Pace em nossa cidade. A saúde dos monlevadenses é uma das nossas principais prioridades e essa iniciativa certamente vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, reforçou o vice-prefeito, Fabrício Lopes.

Pace

A implantação do Pace em João Monlevade aumentará o número de doadores de sangue e bolsas de sangue disponíveis. A unidade tem uma estrutura semelhante à unidade de coleta da Hemominas e funciona em datas e horários predefinidos, tornando o acesso dos cidadãos mais fácil. O vereador Gustavo Maciel tem buscado meios para tornar o PACE uma realidade no município desde o início de seu mandato. Ele já se reuniu com a equipe do Hemominas anteriormente para buscar informações sobre como o posto poderia ser instalado na cidade. O vereador Dr. Presunto também vem apoiando a proposta em benefício dos doadores do município. Já o deputado estadual Tito Torres demonstrou interesse em contribuir com as negociações para a implantação do Pace e inclusive garantiu verba para a aquisição dos equipamentos necessários caso a cidade promova a implantação.