“Dependendo do tipo do linfoma, a rápida identificação ajuda a iniciar o tratamento”, alerta a dra. Marielle Pinho
Hoje, 15 de setembro, é o dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, o HSND traz uma entrevista com a hematologista do COI (Centro Oncológico de Itabira), dra. Marielle Pinho.
Ela fala sobre este problema que pode afetar tanto crianças como idosos e dá dicas de prevenção importantes. O HNSD atende a pacientes oncológicos do SUS através da parceria com o COI e oferece o tratamento de quimioterapia.
No próximo ano, o hospital terá o centro de Radioterapia, ampliando o atendimento aos pacientes com câncer. Confira a matéria e conheça os sintomas e formas de prevenir os Linfomas.
- O que são os LINFOMAS?
São tipos de cânceres que afetam o sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico do corpo. Correspondem a aproximadamente 3,5% dos cânceres diagnosticados.
- Há idade mais propensa para o aparecimento deste tipo de câncer?
Podem acometer desde crianças até idosos. É uma das neoplasias ou tumores mais comuns na infância. É um câncer potencialmente curável, na maioria das vezes necessitando de quimioterapia e/ou radioterapia.
- Quais os principais sintomas do linfoma?
Os principais sinais e sintomas são: o aumento dos gânglios linfáticos (responsáveis por combater as infecções), sensação de fadiga, suor noturno, perda de peso inexplicada e febre. O diagnóstico e tratamento são conduzidos após diversos exames laboratoriais, de imagem e biópsia e imuno-histoquímica.
- Há uma maneira de prevenir a doença?
Sim, manter hábitos e alimentação saudáveis. Priorizar o consumo de alimentos frescos e não-processados, evitar o uso de cigarro e consumo de bebida alcoólica e praticar atividade física.
A hematologista reforça ainda que “dependendo do tipo do linfoma, a rápida identificação ajuda a iniciar o tratamento ainda em fases iniciais aumentando as chances de cura”! Fique atento e em caso de sintomas e procure o médico.