João Monlevade levará 13 pessoas para exames de ressonância em BH

No próximo sábado, dia 15, 13 pessoas (com acompanhantes) estarão indo a Belo Horizonte para fazerem exames de ressonância magnética. Elas irão em ônibus doado pela Prefeitura de João Monlevade, saindo às 4 horas da manhã, de frente do prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Andréa Peixoto Martins, disse que os municípios têm encontrado muita dificuldade junto ao Estado para agendarem exames de ressonância magnética na capital mineira, salientando que tais exames foram marcados graças ao empenho pessoal da prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB).

A ressonância magnética é utilizada para pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. O teste pode diagnosticar, por exemplo, esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.

Já os ortopedistas costumam pedir o exame para investigar os tecidos moles, como cartilagens e músculos. Graças a isso, detectam tendinites, hérnias de disco e lesões de ligamento. Além disso, os neurologistas o solicitam para esmiuçar melhor problemas como o Alzheimer, atrofias e lesões nos vasos sanguíneos cerebrais (que podem indicar um AVC).