Inteligência artificial passa a fazer parte da rotina de atendimento do HNSD

A assistente virtual está na ala de internação de pacientes de convênio e deverá ser implantada em toda a unidade

26/11/2024 – O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está investindo cada dia mais em inovação para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento. Desde o dia 12 de novembro, iniciou um projeto piloto com uma assistente virtual SAHRA, parceria do HNSD com a startup Amiko Soluções. A assistente virtual está na ala de internação de pacientes de convênio, mas a ideia é que, em breve, faça parte da rotina de todos os clientes.

O projeto terá duração de 90 dias e tem como principal objetivo agilizar o tempo de atendimento de solicitações dos clientes, proporcionando uma jornada personalizada gerando maior satisfação do cliente.

As informações da IA (inteligência artificial) foram personalizadas segundo as principais solicitações recebidas pela equipe de enfermagem em seu dia a dia com o cliente.

O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, ressaltou que o investimento em inovação é algo primordial para o hospital. “O investimento em novas tecnologias e parcerias com startups que possam melhorar ainda mais a jornada do cliente, aprimorando sua experiência, são fundamentais para o futuro da saúde. No HNSD isso será frequente, já que aliamos a tradição do nosso hospital à inovação no cuidado como uma das metas para crescimento”, reforçou Alexandre.

Como acontece a interação do cliente com a SAHRA?

O cliente acessa o QR Code através do seu celular, que imediatamente abre uma janela de conversa já informando ao posto de enfermagem a necessidade do chamado evitando, assim, a perda de tempo com deslocamento posto até o leito.

Dentre as opções de atendimento estão, problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, troca de soro, informações sobre visita médica, dentre outras.

A partir da aprovação do piloto, a proposta é ampliar o atendimento a outras alas, bem como inserir novos setores para atendimento (a manutenção, por exemplo), uma vez que neste primeiro momento, todas as necessidades do cliente são enviadas para o posto de enfermagem e de lá encaminhadas para outros setores.

O responsável pelo desenvolvimento desta IA, Roberto Pinheiro, foi quem veio ministrar os treinamentos. Ele conta que a SAHRA nasceu de uma experiência dele enquanto estava internado. “Eu estava com muita sede e como estava impossibilitado de me movimentar, chamei sem sucesso por atendimento. Então tive a ideia de criar uma assistente virtual que pudesse otimizar estes atendimentos em ambiente hospitalar”, explica.

Karina de Carvalho, coordenadora da Unidade de internação, “a ideia é realmente muito boa, tem pouco tempo que está sendo aplicada, mas foi visível a satisfação dos clientes. Todos receberam muito bem a novidade e a equipe também”, reforçou.

O primeiro a utilizar a assistente virtual foi o senhor Ernani Henrique, ele estava como acompanhante da esposa no dia em que a SAHRA foi implantada no hospital. Segundo Ernani, a tecnologia foi eficiente. “Foi muito bom usar a assistente virtual, foi rápido e fácil e rapidamente a equipe resolveu o problema”, explicou.